A previsão é de que 600 alunos tenham acesso ao projeto a cada trimestre, sendo 500 no espaço físico e 100 no laboratório itineranteDivulgação
Publicado 16/05/2023 16:07
Publicidade
Araruama - A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria de Educação, tem desenvolvido em sala de aula o projeto de Robótica Educacional. Além do laboratório itinerante, em breve os alunos terão acesso ao inovador Centro Municipal de Robótica e Tecnologia, que irá funcionar na antiga Casa do Futuro.
O projeto tem como objetivo oferecer fundamentação sobre os princípios que regem a Robótica Educacional como ferramenta pedagógica e a sua importância no processo de ensino-aprendizagem. O responsável pelo projeto é o engenheiro e professor Carlos Alberto Pereira Ramalho, que hoje comanda a Superintendência de Robótica e Tecnologia de Araruama.
A previsão é de que 600 alunos tenham acesso ao projeto a cada trimestre, sendo 500 no espaço físico e 100 no laboratório itinerante. Serão atendidos alunos do 1º ao 9º ano da rede municipal de ensino, divididos em dois grupos: do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano.
“A robótica é uma excelente ferramenta multidisciplinar para exercitar a criatividade dos alunos, assim como estudar e praticar conceitos relacionados a diferentes disciplinas, e ainda estimular o trabalho em equipe. A robótica vem para criar as profissões que ainda vão existir”, afirmou Carlos Ramalho.
De acordo com o superintendente, a robótica pode ser utilizada como complemento educacional para diversos conteúdos fundamentais e no desenvolvimento de futuros profissionais.
Com essa ferramenta, é possível desenvolver vários aspectos comportamentais e educacionais, tais como: estimular o raciocínio lógico; ajudar na organização de modo geral; propiciar uma melhor escrita; incentivar o aprendizado de matemática, física e língua inglesa; auxiliar no desempenho pessoal e profissional; estimular a criatividade e desenvolver habilidades para solucionar situações adversas.
Fonte: Educação Acolhedora Araruama
Publicidade
Leia mais