Alunos da Escola Municipal Honorino Coutinho são guias culturais dentro da unidade da ensinoDivulgação
Publicado 31/05/2023 15:03
Publicidade
Araruama - A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria de Educação, tem intensificado diversas atividades que promovam, dentro e fora da sala de aula, uma ampla discussão sobre temas importantes, como a história e a valorização da cultura indígena.
Um encontro de ideias foi realizado nesta terça-feira (30) na Escola Municipal Honorino Coutinho, no distrito de Morro Grande, para apresentar, refletir e dialogar sobre a existência e importância da cultura indígena no currículo escolar, conforme preconiza a Lei 11.645/08.
A unidade de ensino está localizada num dos sítios arqueológicos cerâmicos mais importantes do município de Araruama, datado do Século III D.C., uma referência na história indígena da tribo Tupinambá. Vários fragmentos de urnas funerárias e utensílios foram descobertos após escavações nessa região.
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFFRJ, Raynara Barreto de Araújo foi uma das palestrantes do evento. A professora e historiadora falou da importância desse ambiente escolar, que tem reserva ecológica com sala de aula ao ar livre e réplicas de uma casa de farinha e uma oca em tamanho natural, além de um acervo de artefatos indígenas.
“Na Escola Municipal Honorino Coutinho a gente pode vivenciar de perto um pouco de nossa história, resignificando a nossa própria existência. É o pontapé inicial para incluir de forma ampla a cultura indígena na grade curricular”, afirmou a secretária de Educação, professora Luzia Cristina Vianna (Tico).
Essas ações são desenvolvidas através do Departamento de Desenvolvimento do Ensino, promovendo uma verdadeira integração entre alunos, equipes de suporte pedagógico e professores de História e Geografia das unidades de ensino quilombola e de regime de tempo integral.
Publicidade
Leia mais