O local foi construído no final do século XIX, sendo um dos primeiros prédios públicos da cidadeDivulgação
Publicado 11/09/2023 09:59
Publicidade
Araruama - Espaço artístico de grande valor histórico para o município, a Casa de Cultura de Araruama passou por obras de reforma. O local — que hoje recebe exposições, palestras e possui acervo de peças arqueológicas da tribo indígena Tupinambá — foi construído no final do século XIX, sendo um dos primeiros prédios públicos da cidade.
Neste final de semana, foram realizadas duas exposições no espaço. Na sexta-feira (8), quadros de diversos artistas plásticos locais estiveram em exibição na pinacoteca da Casa de Cultura. Já no sábado (9), ocorreu uma exposição de obras de escritores locais, que reuniu diversos nomes da literatura produzida em Araruama, marcando o início de uma nova fase de fomento à cultura no município.
“É muito emocionante. A prefeita Livia está de parabéns porque vem resgatando a história de Araruama, a história dos escritores, cada um com o seu trabalho, com a sua pesquisa e o seu olhar”, destaca a vereadora e escritora Sylvinha Corrêa.
Um dos focos da gestão da prefeita Livia de Chiquinho está na criação de ações para promover e valorizar a arte e a cultura. A restauração do prédio da Casa de Cultura é uma dessas iniciativas que, além de beneficiar os munícipes com mais opções de lazer e entretenimento, impulsiona o turismo na região.
“Nós temos que agradecer a prefeita pela reestruturação, pela sensibilidade e pelo compromisso que ela sempre teve com a cultura do município”, afirma o superintendente de Cultura, Henrique Nunes.
Os escritores Camilo Mota, Alex Lischt, Thaise Rioli, Alexandre Mundim, Célia Borges Couto e Carlos Albuquerque participaram do evento.
“Investimos muito na cultura local e principalmente na valorização dos artistas da cidade. Todo final de semana tem programação cultural nas praças e espaços públicos de Araruama”, reforça a prefeita Livia de Chiquinho.
Publicidade
Leia mais