O psicólogo do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Baixada Litorânea (CEREST-BL), Pedro Rogério, ministrou uma palestra com o tema: "Como manter a saúde mental no ambiente de trabalho"Tamirys Mello
Publicado 14/09/2023 20:20
Publicidade
Araruama - A Prefeitura de Araruama tem investido cada vez mais em ações com foco na Saúde Mental. No mês da campanha Setembro Amarelo, essas iniciativas ganham ainda mais destaque, levando conscientização e informação aos munícipes.
Nesta quarta-feira (13), ocorreu o 1º Encontro de Cuidado ao Trabalhador. Realizado no Teatro Municipal de Araruama e organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Cordenadoria de Saúde Coletiva, foi destinado aos profissionais que atuam na área da saúde pública. Cerca de 100 servidores participaram do evento.
O psicólogo do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Baixada Litorânea (CEREST-BL), Pedro Rogério, ministrou uma palestra com o tema: "Como manter a saúde mental no ambiente de trabalho“.
“A proposta do CEREST-BL é que a gente gere dados epidemiológicos, que gerem políticas públicas para uma maior atuação no cuidado da saúde mental dos servidores públicos, da população e da Baixada Litorânea como um todo”, explica.
Pedro Rogério destaca a importância das ações voltadas à saúde mental do trabalhador: “A relação com o trabalho — tendo em vista que o trabalhador fica um período muito longo da sua jornada de vida no trabalho —, pensar em ambientes de trabalho que sejam satisfatórios, é fundamental para a qualidade de vida de qualquer cidadão e de qualquer trabalhador”, ressalta.
A coordenadora do Programa Saúde do Trabalho, Ingrid Costa, falou sobre a preocupação da gestão pública com o trabalhador: “É um trabalho que não acontece só uma vez ao ano, a gente faz isso constantemente. Nosso foco é a classe trabalhadora do nosso município. Através desses eventos, o foco principal é a saúde do trabalhador”, pontua.
“Foi uma iniciativa pensando nos nossos trabalhadores da saúde. Eles cuidam das pessoas, então a gente precisa cuidar deles também. Dentro da Saúde Coletiva, nós temos vários programas e um desses programas é o Saúde do Trabalhador. Hoje eles estão aqui reunidos em um momento só deles, em um momento de cuidar deles”, destaca a superintendente de Saúde Coletiva, Karol Araújo.
Publicidade
Leia mais