Na feira, os alunos e professores homenagearam a escritora Conceição Evaristo, um dos mais importantes nomes da literatura brasileira contemporâneaDivulgação
Publicado 04/10/2023 11:42
Publicidade
Araruama - Escola Municipal Sinval Pinto de Figueiredo realizou a primeira edição da Feira Literária (Flis). O evento, realizado na última sexta-feira (29), teve como objetivo estimular o interesse pela leitura entre os alunos da rede municipal de ensino.
A gestão da prefeita Livia de Chiquinho tem investido constantemente em ações com o objetivo de fomentar a cultura no município. Umas das iniciativas de destaque é o projeto “Ler e Reler”, que promoveu a entrega de coleções de livros para as escolas municipais, para atenderem os alunos da Educação Infantil ao 9º ano e EJA.
Inspirada pelo projeto e movida pelo amor aos livros, a equipe da E. M. Sinval Pinto de Figueiredo organizou a Flis, uma festa em celebração ao encanto da literatura. Na feira, os alunos e professores homenagearam a escritora Conceição Evaristo, um dos mais importantes nomes da literatura brasileira contemporânea.
“A nossa intenção era fazer com que as crianças percebessem que a leitura não é apenas você estudar, abrir um livro didático para aprender as matérias. Mas sim conhecer livros que façam com que você possa viajar. E vocês podem perceber que cada cantinho tem uma criança com um livro agora”, comemora a diretora da E. M. Sinval Pinto de Figueiredo, Luana Barone.
A diretora explica que na unidade de ensino estão sendo implementados diversos projetos com atividades extracurriculares — como xadrez, clube do livro e futebol — para que os alunos tenham a oportunidade de passar cada vez mais tempo dentro da escola, desenvolvendo suas habilidades e descobrindo novas aptidões.
“Trabalhar com arte é fantástico, maravilhoso. Com essa feira literária, você ressignifica os trabalhos, as oficinas dos alunos. Estamos fazendo uma homenagem a Conceição Evaristo, que é uma grande referência brasileira, que serve tanto de exemplo pra gente nessa luta contra o preconceito, a intolerância. Isso é muito importante trabalhar numa unidade escolar”, destaca a professora de artes, Meire Arcanjo.
“Pra mim foi uma grande honra ver uma mulher negra que construiu uma história enorme. A história que a Conceição Evaristo fez, e a história que a gente vai fazer também, vai ser incrível”, comenta a aluna do EJA, Larissa Cristina, sobre a homenagem à escritora.
Publicidade
Leia mais