A feira teve como objetivo promover conscientização sobre o combate ao preconceito e estimular a celebração da diversidade e a riqueza da cultura afro-brasileiraDivulgação
Publicado 21/11/2023 08:26
Publicidade
Araruama - Ocorreu nesta segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, a Feira da Consciência Negra em Araruama. O evento gratuito, realizado na Praça Menino João Hélio, foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
A programação do evento foi pensada especialmente para honrar a ancestralidade e a riqueza da cultura afro-brasileira e aprofundar o diálogo sobre a importância da luta antirracista, instigando reflexões e promovendo conscientização sobre o combate ao preconceito e estimulando a celebração da diversidade.
A prefeita Lívia de Chiquinho falou sobre a importância do combate ao racismo: “Nós criamos esse evento, nesse dia tão importante, que é um dia de luta mas também de muitas vitórias e conquistas. Hoje estamos aqui reunidos porque temos que, mais do que nunca, conscientizar uns aos outros, para que nós possamos nos unir contra o racismo e a favor da diversidade, a favor do respeito”, destacou.
A feira reuniu diversas atrações, dentre elas: rodas de conversa, roda de samba, maracatu, oficinas (tranças, turbantes e História da África), palestras, exposições de alunos, capoeira, aconselhamento jurídico com a OAB, exposições de pintores locais, comidas afro-brasileiras, desfile de roupas e teatro.
A secretária de Governo, Daniela de Lívia, comemorou o sucesso do evento: “Me emocionei com as manifestações culturais e as palavras poderosas que ecoaram. O evento foi um tributo à diversidade e uma chamada à reflexão sobre a igualdade. Fico orgulhosa de ser parte de um município que valoriza sua rica herança cultural”, pontuou.
Publicidade
Leia mais