Pneus, baldes, calhas e pratinhos de planta são considerados os principais objetos com focos do mosquitoDivulgação
Publicado 10/02/2024 18:55
Araruama - Uma verdadeira união de forças para combater o mosquito da dengue. Com mais de 200 pessoas envolvidas, a Prefeitura de Araruama promoveu, neste sábado (10), o Dia D de mobilização contra a doença nos bairros Boa Perna, Parque Mataruna e Mutirão.
A ação inédita e simultânea, organizada pela secretária de Governo, Daniela de Livia, e o secretário de Saúde, Sebastião Daher, contou com a participação de 130 agentes comunitários e profissionais da Secretaria de Saúde, juntamente com 70 homens da força tarefa do Departamento de Serviços Públicos da Secretaria de Obras.
A iniciativa da prefeita Lívia de Chiquinho foi criar essa ação conjunta não só para orientar os moradores, como também verificar e eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti com a pulverização de inseticidas.
Pneus, baldes, calhas e pratinhos de planta são considerados os principais objetos com focos do mosquito. A limpeza e retirada de entulho e lixo dos quintais também é fundamental para evitar que esses locais se transformem em criadouros.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sebastião Teixeira Daher, os profissionais que estão atuando na campanha passaram por um processo de qualificação durante toda semana.
“Além da equipe da Secretaria de Obras, essa mobilização conta com a participação da Superintendências de Atenção Básica e Vigilância em Saúde. São enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e de combate de endemias. Todos nas ruas para eliminar os possíveis focos do mosquito”, ressaltou Sebastião Daher.
O município da Região dos Lagos dispõe ainda de um equipamento de última geração que poderá ser usado em caso de epidemia, adquirido pela atual gestão para assegurar o cuidado e a prevenção com a saúde da população.
A Prefeitura de Araruama pede a colaboração dos moradores para que permitam a entrada dos agentes de saúde em suas casas. Essa vistoria é fundamental para erradicar doenças, como a dengue, chikungunya e zika.
Publicidade
Leia mais