Publicado 20/02/2025 05:05 | Atualizado 20/02/2025 05:05
Araruama - A Prefeitura de Araruama anunciou a criação de uma Comissão Especial de Auditoria Interna, destinada a examinar atos administrativos da gestão anterior do município, referentes ao período de 1º de janeiro de 2021 a 31 de janeiro de 2025.
PublicidadeA medida foi instaurada por meio do Decreto nº 18, de 14 de fevereiro de 2025, que tem como objetivo apurar possíveis irregularidades em contratos, licitações, convênios, orçamentos e demais processos da administração pública.
Como justificativa para a criação da comissão, o documento detalha que “não foi permitida a transição entre a gestão anterior e o atual governo, motivo pelo qual não foi possível encontrar informações suficientes para o real conhecimento da situação atual da administração municipal”.
A Comissão Especial será composta por um representante da Procuradoria-Geral do Município(que assumirá a presidência da comissão); um representante da Controladoria-Geral do Município (designado para ocupar o cargo de 1º secretário); um representante da Secretaria de Planejamento; e um representante da Secretaria de Fazenda.
Eles terão prazo de dois meses para analisar todos os documentos e, constatada alguma irregularidade ou ilegalidade em qualquer ato, a responsabilidade dos agentes públicos será apurada através de Sindicância, que deverá observar os princípios do contraditório e da ampla defesa.
O relatório final deverá ser homologado pela prefeita Daniela Soares e em seguida encaminhado ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado, no prazo de 10 dias.
A prefeita esclareceu a necessidade da medida. “Transparência é um compromisso inegociável da nossa gestão. A Comissão Especial de Auditoria Interna foi instaurada para garantir que cada ato da administração municipal seja devidamente analisado, reforçando a seriedade e o respeito com o povo de Araruama”, destacou.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.