Pavoa está saudável, de acordo com prefeituraLudmila Lopes/ InterTV
Publicado 24/06/2026 14:14
Araruama - Uma pavoa permanece há mais de 10 dias no telhado de uma residência em Araruama e tem mobilizado equipes da Prefeitura e moradores da região. O animal está no local desde o dia 12 de junho e segue sendo monitorado, enquanto tentativas de resgate vêm sendo realizadas sem sucesso até o momento.
Publicidade
De acordo com relatos, a presença da ave tem chamado atenção pela permanência prolongada e pela dificuldade de captura, já que ela consegue voar e se desloca por áreas de difícil acesso no imóvel.
Em nota, a Prefeitura de Araruama informou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente já esteve no local, com apoio da Guarda Ambiental e da equipe do Botânico das Asas. Após nova vistoria realizada nesta quarta-feira (24), uma nota informou que o animal está saudável e não apresenta sinais de maus-tratos.
De acordo com a Secretaria, equipes estiveram no local para avaliar a situação e constataram que a ave consegue voar normalmente, desce para se alimentar e retorna ao telhado por uma questão de segurança.
Ainda segundo o município, o animal vem sendo monitorado desde que a situação foi identificada. A Prefeitura esclareceu que o possível proprietário da pavoa já foi localizado, está ciente da ocorrência e também participa das tentativas de resgate.
A Secretaria reforçou que as dificuldades para capturar a ave estão relacionadas justamente à sua capacidade de voo e ao fato de permanecer em locais de difícil acesso.
Por fim, o órgão tranquilizou a população, destacando que a pavoa não permanece isolada no telhado durante todo o tempo, recebe alimentação regularmente e segue sendo acompanhada até que o resgate possa ser realizado com segurança.
Leia mais