Foto: ReproduçãoLetycia Rocha (RC24h)
Publicado 20/04/2023 12:03
Publicidade
A Secretaria de Educação de Arraial do Cabo realiza, nesta quinta-feira (20), um treinamento voltado para todos os vigias, porteiros e inspetores de alunos que atuam nas Escolas do Município para o aperfeiçoamento da política pública de prevenção à violência nas escolas. É fundamental criar um ambiente escolar seguro, onde os estudantes se sintam acolhidos e respeitados. Cerca de 300 servidores participarão da capacitação.
Para que todos os profissionais possam passar, ao mesmo tempo, pela capacitação com os palestrantes convidados, que envolve uma ampla discussão voltada à temática da segurança escolar, a Secretaria optou por suspender as aulas na Rede Municipal de Ensino, nesta quinta-feira (20). No entanto, o setor administrativo das Unidades Escolares funcionará normalmente. Na sexta-feira (21), feriado de Tiradentes, não haverá expediente e aula nas escolas. A iniciativa tem por objetivo preparar a comunidade escolar.
Entre os convidados, que darão a palestra e orientações aos vigias, porteiros e inspetores de alunos estão o Comandante do 25 Batalhão de Polícia Militar da Região dos Lagos, Tenente Coronel Leonardo Oliveira; a Secretária Municipal de Segurança Pública, Magda Freitas; o professor de Educação Física, autodefesa e psicomotricidade, Guilherme dos Santos.
A iniciativa faz parte do Protocolo “Escola Segura”, criado pela Prefeitura de Arraial do Cabo, e envolve uma série de ações integradas entre as Secretarias de Educação, Segurança Pública e Saúde. Desde que as fake news e possíveis ameaças às escolas no Estado do Rio tomaram conta de todas as discussões e preocupações das famílias cabistas, a Secretaria de Educação de Arraial do Cabo vem adotando uma série de medidas, como o Ato Normativo em que o acesso às Escolas Municipais ficou restrito aos alunos e Profissionais da Educação, matriculados e lotados na respectiva Unidade.
A segurança nos prédios públicos foi reforçada com ronda escolar, patrulhamento ostensivo da PM e a presença de dois agentes da Guarda Municipal ou Proeis, em cada uma das 13 Escolas da Rede Municipal de Ensino.
Publicidade
Leia mais