Publicado 02/06/2023 15:48
Arraial do Cabo recebeu nesta quarta-feira (31), o Fórum Municipal Maio Furta-cor, em alusão ao mês de prevenção à saúde mental materna, onde foram abordados os temas Saúde Mental Materna e Violência Obstétrica.
A ação teve o intuito de sensibilizar profissionais de diversas áreas e Secretaria de Desenvolvimento Social, quanto a esta causa, visando apoiar as mães.
De acordo com especialistas, em todo o mundo, cerca de 3,7 mulheres se suicidam no pós-parto, a cada 100 mil nascidos vivos. Ação também visa estimular a construção de políticas públicas voltadas para problemas relacionados à maternidade.
O evento contou com presença da primeira-dama do município, Gabriela Netto, representantes do CEDIM/RJ e Superintendência de Sustentabilidade Promoção da Igualdade Racial e Direitos da Mulher.
Várias palestras foram ministradas por mulheres que se destacam na luta pelos direitos das mulheres no estado. Entre elas, estão Edna Calheiros, ativista política, Fátima Cidade, enfermeira especialista, Carla Brasil, médica sanitarista, Rita Costa, da comissão do CEDIM/RJ e Lais Alencar, psicóloga de apoio à gestantes.
“Nosso objetivo é abordar questões sobre as mães e suas famílias, além de sensibilizar e capacitar os profissionais do município. Desta forma, todos estarão atentos a diversas questões não só durante a gestação, mas também no parto e pós-parto, garantindo os direitos das mulheres. Um dos assuntos discutidos foi a depressão que afeta muitas dessas mães”, afirmou Valéria Moreira, Superintendente de Sustentabilidade Promoção da Igualdade Racial e Direitos da Mulher.
Ao final do ciclo de palestras os participantes receberam um certificado.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.