Evento aconteceu ontem, no centroDivulgação
Publicado 15/06/2022 13:10
Ontem (14), a Secretaria de Assistência Social de Barra do Piraí promoveu um evento de conscientização contra o trabalho infantil na Praça Nilo Peçanha. Ao longo de toda a manhã, mesa de conversa, dinâmicas, recreação e panfletagem foram realizadas em alusão ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho.

Criado pelo Governo Federal em 1996 para combater o trabalho de crianças em carvoarias da região de Três Lagoas (MS), o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil foi ampliado em seguida para alcançar progressivamente todo o país num esforço do Estado Brasileiro para implantação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento do trabalho infantil, atendendo as demandas da sociedade, articuladas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).
Durante o evento em Barra do Piraí, foram debatidas as mais variadas formas de combater o trabalho infantil no município. Para a coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Neudinea Vergílio, a maneira mais adequada, para os pais e responsáveis, “é perceber a necessidade de as crianças e adolescentes estarem em sala de aula”. Ao restante da população, Neudinea frisou a necessidade de não compactuar com a atuação de meninos e meninas nas ruas. “Vemos crianças e adolescentes nas ruas do município, muitos deles pedindo dinheiro ou vendendo balas e afins. São cenas que podem cortar o nosso coração. Porém, não sabemos quem está por trás daquilo e qual a finalidade em colocar estas crianças nessas situações. Temos que não comprar nada deles e, além disso, conscientizar sobre a importância de todos estarem frequentando os bancos escolares. Essa data é muito importante para que, cada um de nós, reflita sobre a importância dos estudos para estes meninos e meninas”, disse a coordenadora.

O prefeito de Barra do Piraí ressaltou que os investimentos na Secretaria de Assistência Social e suas ações contribuem para que o serviço seja de maior qualidade e eficiência. “Aponto que os servidores da Assistência Social estejam fazendo um trabalho de excelência; não é fácil, mas não faltam em nada. Agora, a população também precisa abraçar as ideias apontadas por eles e elas. Cuidar das crianças e adolescentes é um ato pela vida. E é de competência de cada um de nós, dentro de casa e nas ruas”, disse Mario Esteves.

Leia mais