Mario Esteves defendeu o PL na última terça (09)Divulgação
Publicado 12/05/2023 13:42
Publicidade
Na noite da última terça (09), o prefeito Mario Esteves foi à tribuna da Câmara Municipal para defender a aprovação do Projeto de Lei que concede o piso salarial aos professores da rede municipal de ensino em Barra do Piraí. O prefeito desfez as especulações de que só teria dado o reajuste por obrigação e deixou claro que, se não tivesse compromisso com a categoria, poderia postergar a decisão assim como prefeitos de outras cidades do país.
Entre diferentes assuntos, Mario Esteves destacou que a iniciativa da atual gestão foi motivada pelo intuito de valorizar a classe. Relembrou das dívidas herdadas pela gestão anterior, tão logo assumiu o governo e que, “graças a um trabalho coletivo – incluindo a Câmara de vereadores – pode colocar a ‘casa’ em ordem”, com ajustes nas finanças, que colocaram o município como “bom pagador”, na classe A.
“Existem aqueles que tentam jogar para a galera, dizendo que só demos o reajuste por obrigação de determinação do Supremo Tribunal Federal, o STF. Os mesmos que afirmam isso sabem que, na realidade, se nós não tivéssemos responsabilidade e compromisso com a categoria, poderíamos muito bem fazer como estão fazendo dezenas de municípios do país, com recursos na Justiça para derrubar a portaria do Ministério da Educação”, disse Esteves.
O prefeito ressaltou que, inclusive, vários desses municípios já conseguiram sentenças favoráveis, como é o caso de Maringá, no estado do Paraná. “Se eu não estivesse, de fato, comprometido com a valorização dos professores, seria fácil postergar, empurrar com a barriga. Ou ainda fazer por Decreto Municipal, o que poderia ser derrubado por qualquer futuro prefeito. Mas, é claro que nós escolhemos o caminho correto, de fazer, com responsabilidade, o possível pela categoria”, ponderou o prefeito.
Ao final da explanação e defesa do prefeito Mario Esteves, os vereadores votaram e aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei, que segue para a sanção do chefe do Executivo.
Publicidade
Leia mais