Publicado 11/02/2026 16:50
Barra do Piraí - Barra do Piraí já está se preparando para o Barra Folia 2026, mas antes da folia os barrenses têm a oportunidade de praticar um gesto de solidariedade que pode salvar vidas. A doação de sangue é essencial para manter os estoques abastecidos, especialmente em períodos festivos, quando a demanda costuma aumentar.
PublicidadePensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde organizou para a próxima sexta-feira, dia 13 de fevereiro, um transporte gratuito para os doadores. A ação busca facilitar o acesso da população ao local de coleta e incentivar ainda mais a participação da comunidade.
A doação será realizada no HUV, Hospital Universitário de Vassouras, unidade responsável por fornecer os estoques de sangue que atendem o município de Barra do Piraí e que, no momento, enfrenta um cenário de baixo estoque.
Esse cenário ocorre por diversos fatores, um deles é o período pós-festas de fim de ano, aliado às férias escolares, quando o número de doadores costuma cair significativamente. Em um recorte histórico, essa é uma época em que essa carência se manifesta de maneira recorrente. O secretário de Saúde e vice-prefeito, Cristiano Almeida, comentou acerca desse período.
"Historicamente, nessa época do ano, que abrange fim de ano, férias e Carnaval, os estoques caem e as demandas aumentam. Por isso, essa é uma iniciativa muito necessária para o bem-estar de diversos pacientes. Através dessa ação, tenho certeza de que muitas vidas serão salvas."
A saída do transporte está marcada para as 7h, no Polo de Emergência da Santa Casa. Os interessados devem comparecer ao local no horário indicado para garantir a participação na ação. São oferecidas 15 vagas, e uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas. Todos os tipos sanguíneos são necessários.
A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, destacou a relevância da iniciativa. “Doar sangue é rápido, seguro e ajuda a salvar vidas. Não deixe a solidariedade ficar de fora do Barra Folia. Vocês terão a oportunidade de transformar a vida de uma pessoa com esse simples ato. Sejam os heróis da história de alguém”, declarou a prefeita Katia Miki.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.