Barra Mansa é uma referência no livro ‘Métricas culturais municipais: O RJ a partir da pandemia’Paulo Dimas/CCS PMBM
Publicado 09/05/2023 19:27
Publicidade
Barra Mansa - A cidade de Barra Mansa é uma referência no livro ‘Métricas culturais municipais: O RJ a partir da pandemia’, que fala sobre a utilização dos recursos disponibilizados pela Lei Aldir Blanc. O destaque do município mostra como a Prefeitura, através da Fundação Cultura (FCBM), tem utilizado de forma exemplar os projetos culturais.
A Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (LAB) cita, em um contexto pandêmico de incertezas a área da cultura, historicamente fragilizada, que também foi afetada pela necessidade de isolamento social, uma vez que a cultura se faz através da sociabilidade e das trocas realizadas pelo contato presencial, na maioria dos casos.
De acordo com o presidente da FCBM, Marcelo Bravo, o projeto vem atraindo um bom público, pelo número de propostas contempladas, tanto pela diversidade de editais quanto pela política cultural estabelecida. “Barra Mansa vem oferecendo uma ampla e variada programação cultural, permitindo que os talentos de diferentes áreas possam se expressar e alcançar reconhecimento. Nosso município executou 100% dos recursos em três meses, o que permitiu contemplar 323 propostas”, ressaltou Bravo.
Augusto Hernandez, capoeirista do grupo Guardiões do Quilombo e presidente do Conselho Municipal de Cultura, informou que a participação popular é um dos elementos que fez Barra Mansa ter destaque. “Barra Mansa se destaca porque a todo momento valorizou a voz da sociedade civil representada no Conselho. Foi uma construção coletiva do começo ao fim e isso também está sendo empreendido na Lei Paulo Gustavo”, comunicou.
O livro tem como organizadores: Luiz Augusto F. Rodrigues, Steven Dutt-Ross e Clarissa Semensato. O livro traz em detalhes a implantação da Lei Aldir Blanc nos municípios do Estado do Rio de Janeiro, dividido em 10 regiões, considerando-se sua administração no campo da Cultura, assim como as representações no Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC-RJ). Barra Mansa está incluída na Região Médio Paraíba. As fontes de pesquisas foram diversas, incluindo sites municipais, plataforma Mais Brasil, redes sociais digitais, portal da transparência, jornais oficiais entre outras.
Publicidade
Leia mais

Você pode gostar

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

Publicidade

Últimas notícias