Reunião discutiu ações em conjunto visando combate a doenças como dengue, esquistossomose, leishmaniose, entre outrasFelipe Vieira/CCS PMBM
Publicado 29/02/2024 19:34
Barra Mansa - A Prefeitura de Barra Mansa realizou nesta quinta-feira (29), um encontro com representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para tratar de ações em conjunto visando ao combate a doenças como dengue, esquistossomose, leishmaniose entre outras. A reunião de alinhamento aconteceu na Secretaria Municipal de Educação (SME), com a presença da vice-prefeita e secretária da pasta, Fátima Lima.
Também participaram a médica veterinária e supervisora da Vigilância Ambiental, Millena Borges; a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Vivian Gomes; a gerente da Educação Ambiental do Meio Ambiente, Maiara Oliveira; o professor e assessor pedagógico, Lucas Peres; a pesquisadora responsável pelo setor de esquistossomose e zoonoses da Fiocruz, Denise Alves de Lima; e o coordenador de psicologia da Plataforma Virtual CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes) para educadores/Fiocruz/ENSP/IOC (Instituto Oswaldo Cruz), Valdir Almeida.
Fátima Lima ressaltou a importância da parceria com a Fiocruz para o êxito das ações de combate a doenças no município. “Aqui em Barra Mansa nós trabalhamos a educação em saúde para prevenção de doenças. Essa parceria com a Fiocruz vai nos possibilitar intensificar esse trabalho realizado com nossas crianças nas escolas”, disse a vice-prefeita.
A pesquisadora da Fiocruz, Denise Alves de Lima, que já foi moradora de Barra Mansa, destacou a receptividade da Prefeitura de Barra Mansa para a adesão das propostas apresentadas. “Nós temos um projeto de saúde ambiental que visa à vigilância das doenças que estão relacionadas ao meio ambiente, entre elas a dengue. O que eu espero dessa parceria é muito sucesso para o controle dessas doenças. A colaboração da Fiocruz com a Prefeitura busca, sobretudo, o bem-estar da população de Barra Mansa”, afirmou.
Campanha de combate à dengue nas escolas
O combate à dengue em instituições de ensino é foco de uma campanha nacional preconizada pelos Ministérios da Saúde e da Educação. As ações de prevenção ao Aedes aegypti fazem parte do calendário de 2024 do Programa de Saúde nas Escolas (PSE) e têm como tema: 'Brasil Unido Contra a Dengue - Combate ao Mosquito nas Escolas'. A campanha teve início na capital federal, no dia 21 de fevereiro, na Escola Classe Juscelino Kubitschek, localizada na região do Sol Nascente (DF).
Publicidade
Leia mais

Você pode gostar

Show Player

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

Publicidade

Últimas notícias