Publicado 08/05/2025 17:30
Barra Mansa - Este mês é marcado pela campanha ‘Maio Laranja’, que tem como foco o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Para ampliar o diálogo sobre o tema, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), promoveu na manhã desta quinta-feira, dia 08, uma palestra com alunos do 6º e 9º ano do Centro Educacional Integrado (CEI) Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro.
PublicidadeA iniciativa faz parte da campanha ‘Estamos de Olho’, que está sendo desenvolvida neste ano pela Assistência Social. A titular da Pasta, Joseane Ricarte, esteve na palestra e ressaltou que as escolas são a porta de entrada para a conscientização na sociedade.
"Queremos mostrar aos nossos jovens e adolescentes quais caminhos devem seguir caso estejam em uma situação vulnerável. Eles devem saber que não estão sozinhos e podem contar com uma rede de apoio que está à disposição para acolhê-los e orientá-los. A mensagem principal é: nossas crianças têm que ser respeitadas", frisou Joseane.
Também presente no encontro no CEI, a diretora da instituição, Sandra Maria Eulália Cândido, destacou o apoio do governo municipal em um assunto importante e necessário. “É fundamental abordar esse tema entre os alunos, para que eles guardem o que foi transmitido e levem para suas casas e seu convívio social”, disse, parabenizando as equipes da Secretaria de Assistência Social.
Curso de cuidador de idosos no Abrigo Pinguilim
Curso de cuidador de idosos no Abrigo Pinguilim
Ainda nesta quinta-feira (08), uma turma de cuidadores de idosos se formou e recebeu das mãos da secretária Joseane Ricarte o certificado de conclusão. As aulas duraram quatro meses (uma por semana) e foram ministradas no Abrigo Municipal Pinguilim, no bairro Siderlândia.
O curso foi realizado por meio de parceria entre Prefeitura e o ‘Projeto Jovem’, da Igreja Metodista. O professor, Ananias Cordeiro, contou que através desse curso os alunos aprenderam na prática e na teoria a lidar e cuidar de pacientes de Alzheimer, demência, AVC e Parkinson. “O curso foi destinado tanto a abrigados quanto funcionários. Essa é uma área que está crescendo muito no Brasil e foi de grande importância a parceria junto com a Prefeitura, por meio da Assistência Social”, contou.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.