Publicado 27/05/2025 14:56
Barra Mansa - A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, apresentou nesta terça-feira (27), a nova diretoria do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), entidade fundamental na articulação entre o poder público e a sociedade civil. A reunião também celebrou a aprovação da Lei Municipal nº 6.086/25, que dispõe sobre a regulamentação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), representando um marco histórico para a consolidação das políticas públicas na área.
PublicidadeA secretária da Pasta, Joseane Ricarte, enfatizou o esforço coletivo envolvido na tramitação e aprovação do projeto do Executivo. “Essa lei é fruto de muito empenho coletivo. Foram anos de tentativas e, agora, conseguimos consolidar uma normativa fundamental para o fortalecimento do SUAS em Barra Mansa e justamente no ano em que o sistema completa 20 anos. É uma vitória para todos que acreditam na assistência social como política pública de direito”, celebrou a secretária.
Em relação ao CMAS, a nova diretoria é composta por Francisco Américo Nogueira de Oliveira como presidente, Maria Rosa Pereira do Carmo como vice-presidente e Corina Lúcia dos Santos como secretária executiva e representante da gestão municipal.
Francisco Américo ressaltou a responsabilidade da diretoria e a importância da participação social no fortalecimento das políticas públicas. “Uma missão muito importante, não só para o governo, mas para toda a sociedade. Vamos nos empenhar ainda mais, fazer um trabalho melhor do que fazíamos para que possamos avançar nas políticas públicas direcionadas ao Suas”, declarou.
Representando a sociedade civil, a vice-presidente do CMAS, Maria Rosa, emocionou os presentes ao compartilhar sua trajetória como usuária do Cras Penaforte, na Vila Coringa, desde 2011, além de sua atuação voluntária com crianças e jovens autistas. “Estou muito feliz! Trabalho com autistas e tenho uma trajetória de trabalho com políticas públicas, mas nunca imaginei que seria escolhida para esse cargo. Fui pega de surpresa. Acredito que vou aprender muito e realizar um sonho para minha comunidade”, concluiu Maria Rosa.
Leia mais

Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.