O secretário municipal de Cultura, Bruno Nunes (ao centro), observa Davi Francisco tocando bateriaRafael Barreto / PMBR
Publicado 15/12/2022 17:35 | Atualizado 15/12/2022 17:44
Belford Roxo - Acessibilidade e inclusão em foco. A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com outras secretarias municipais, promoveu nesta quinta-feira (15/12) uma ação direcionada ao público com deficiência na Praça Eliaquim Batista, no Centro.
A ação foi realizada em conjunto com as secretarias municipais da Educação, Saúde, Cultura, Assistência Social, além da participação da Fundação de Desenvolvimento Social de Belford Roxo (Funbel), e exposição de painéis e artesanatos de alunos especiais da Escola Municipal Herculano de Mattos e Escola de Educação Especial Albert Sabin. Foram oferecidos diversos serviços como: orientações jurídicas e dos equipamentos municipais, aferição de pressão e glicose e teste da Covid.
O subsecretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Fabiano Abreu, pontuou sobre o projeto. “A ação faz uma alusão ao mês de dezembro, repleto de datas destinadas às pessoas com deficiência. Nosso objetivo é dar visibilidade para esse tema e fazer com que a sociedade respeite esses cidadãos”, ressaltou. “Reafirmamos nosso compromisso com políticas públicas que levem acessibilidade e autonomia para essa parcela do nosso município”, concluiu Fabiano.
O secretário municipal de Cultura, Bruno Nunes, destacou o trabalho realizado na Casa da Cultura. “Temos diversas oficinas e programas que incluem as pessoas com necessidades especiais, de artesanato e música, por exemplo. É importante acolher essas pessoas, trabalhar a autoestima e ajudá-los a realizar sonhos’, frisou. “Em 2023, teremos um espaço adaptado na brinquedoteca da Casa da Cultura para dar suporte às pessoas com deficiência”, completou Bruno.
Durante o evento, as pessoas puderam também verificar a pressão arterial - Rafael Barreto / PMBR
Durante o evento, as pessoas puderam também verificar a pressão arterialRafael Barreto / PMBR

Bateria
Morador do Bairro Vermelho, Davi Francisco de Santana, 14 anos, é deficiente visual e protagonizou uma bela apresentação musical de bateria. “Com as aulas da oficina de música da Casa de Cultura, eu aprendi a tocar muito melhor. A música e a poesia me emocionam. Quero ser baterista profissional e viajar por todo o mundo”, contou alegre ao lado do professor de bateria e percussão da Casa da Cultura, Romualdo Machado.
A cozinheira e moradora do Bairro das Graças, Vanessa Pereira, 35 anos, visitou a tenda para receber informações. “Tenho um sobrinho com deficiência cognitiva e aproveitei a oportunidade para me inteirar a respeito do benefício a que ele tem direito. Essa ação ajuda muito com esse suporte e profissionais atenciosos”, explicou Vanessa.
O mês de dezembro é composto por várias datas significativas que são direcionadas às pessoas com deficiência. No dia 03/12 – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Física, 5/12 – Dia Nacional da Acessibilidade, 10/12 – Dia Internacional dos Direitos Humanos, e 13/12 – Dia Nacional da Pessoa Cega.
Publicidade
Leia mais