Publicado 17/03/2023 18:02 | Atualizado 17/03/2023 18:02
Brasília - Um Grupo de Trabalho (GT) formado por técnicos dos ministérios do Turismo e da Educação terá como missão a criação de alternativas para ampliar a qualificação técnica em turismo no país. O anúncio da parceria foi feito na manhã desta sexta-feira (17/03) após encontro entre a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e o ministro da Educação, Camilo Santana. Avançar na capacitação do setor é uma das ações prioritárias do plano de ação de 100 dias de governo lançado pela ministra no início de fevereiro.
“O Turismo foi a segunda atividade que mais empregou no ano passado, ficando atrás apenas da construção. Nosso potencial de geração de emprego e renda no país é enorme, mas precisamos qualificar o setor para contribuir ainda mais com a economia nacional”, afirmou a ministra.
Entre as ações sugeridas por Daniela Carneiro ao MEC está a criação de parcerias com Institutos Federais para a oferta de cursos de qualificação na modalidade presencial aos trabalhadores do setor, principalmente em áreas turísticas. Entre as capacitações que estariam incluídas nessa oferta destacam-se os cursos de Guia de Turismo e idiomas, como inglês e espanhol.
“A grande vocação do Brasil é o turismo, por isso temos que potencializar e avançar na qualificação dos profissionais que desenvolvem essa atividade, principalmente com relação a cursos de idiomas”, enfatizou o ministro da Educação, Camilo Santana.
Outra proposta a ser desenvolvida no âmbito do GT é a inserção da temática do turismo na Base Nacional Curricular (BNCC). “Essa construção será muito importante porque despertará em todos a capacidade que o Turismo tem de transformar vidas”, concluiu a ministra.
CURSOS - O Ministério do Turismo já oferece cursos de qualificação na modalidade de Ensino à Distância (EAD) (e/ou) ou semipresencial. Em 2023 são 25 cursos, com mais de 8 mil vagas ofertadas. Clique AQUI para saber das oportunidades de capacitação do MTur.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.