João Braga ressaltou a importância de poder falar sobre Transformação Verde no Festival LEDDivulgação / PMBR
Publicado 23/06/2025 17:47
Belford Roxo – O projeto "REcoin: o dinheiro que vem do lixo", desenvolvido pelo professor João Carlos Pereira Pasti Braga, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Belford Roxo, conquistou o primeiro lugar festival LED – Luz na Educação. A ação foi desenvolvida por João Carlos na Escola Municipal José Pinto Teixeira, no bairro Recantus.
Publicidade
O REcoin é uma iniciativa educacional e ambiental que utiliza uma moeda social para incentivar a coleta e reciclagem de materiais recicláveis por alunos de uma escola. O projeto combina educação financeira com consciência ambiental, onde os alunos trocam materiais recicláveis por REcoins, que podem ser usados para comprar itens no mercadinho da escola ou investir em títulos da natureza.
João Braga ressaltou a importância de poder falar sobre Transformação Verde no Festival LED com o professor Dzoodzo Baniwa, educador indígena, que defende a filosofia do Bem Viver.
“Vimos que mesmo separados geograficamente temos o mesmo propósito: proporcionar uma educação transformadora para nossos estudantes”, destacou João Braga, que, juntamente com Dzoodzo Baniwa, falou sobre educação, mudanças climáticas e principalmente sobre acreditar em um futuro melhor.
João Braga, o professor Dzoodzo Baniwa e o mediador Kaio durante o Festival Led - Divulgação / PMBR
João Braga, o professor Dzoodzo Baniwa e o mediador Kaio durante o Festival LedDivulgação / PMBR
O concurso teve a participação de 625 trabalhos.
Visibilidade de projetos
Defendendo o protagonismo dos professores no planejamento das políticas públicas na Educação, João Carlos Braga frisou que os projetos “REcoin” e “Bem Viver” sejam mais difundidos e ganhem visibilidade.
“Tenho certeza que temos muito mais projetos empolgantes e transformadores sendo desenvolvidos nesse momento”, resumiu o professor, destacando o empenho e o trabalho que o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Flávio Gonçalves, desenvolve em Belford Roxo, buscando aprovar o PROMEA (Programa Municipal de Educação Ambiental de Belford Roxo).
Leia mais