Publicado 16/07/2025 17:48
Belford Roxo - Profissionais e servidores de saúde do Hospital Infantil de Belford Roxo e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque dos Ferreiras estão recebendo a Capacitação de Urgências e Emergências com o tema “Notificação Relacionadas ao Trabalho e Acidente de Trabalho”. A capacitação foi dividida para atender todos os funcionários das unidades, de acordo com as escalas de plantões.
PublicidadeO tema “Agravos de Notificação Compulsória da Saúde do Trabalhador” contou com os seguintes tópicos: Exposição a Material Biológico, LER/DORT, Acidente de Trabalho, Intoxicação Exógena, PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído), Câncer Relacionado ao Trabalho, Pneumoconiose, Dermatose Ocupacional, Trabalho Infantil; Transtorno Mental Relacionado ao Trabalho.
“A capacitação em segurança do trabalho para servidores visa fornecer conhecimentos e habilidades necessárias para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais. Essa capacitação é essencial para todos os servidores, independentemente da área de atuação, e abrange aspectos como legislação, normas regulamentadoras, identificação de riscos e medidas de prevenção”, afirmou o palestrante e engenheiro civil, Wagner Mateus, diretor de Saúde do Trabalho da Secretaria Municipal de Saúde.

Burnout e segurança do paciente
O Burnout foi um dos temas abordados pela diretora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Nova Iguaçu e coordenadora do Programa de Saúde do Trabalhador em 7 municípios, Paula Almeida. A síndrome, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio emocional caracterizado por exaustão extrema, estresse e esgotamento físico. É um problema sério que pode levar a outras doenças mentais e impactar significativamente a vida do indivíduo e também no desempenho no ambiente do trabalho.
O tema “Segurança do Paciente” foi abordado pela enfermeira Alba Yannick. Os profissionais de saúde interagiram na participação da dinâmica e também tirando dúvidas. “Segurança do paciente é um dever de todos. Ninguém é suficiente sozinho. Saúde é trabalho em equipe”, afirmou Alba.
O encerramento da capacitação terminou com uma mensagem do Diretor Municipal de Saúde, Felipe Monteiro, que ressaltou os avanços e o fortalecimento da saúde de Belford Roxo, na gestão atual do prefeito Márcio Canella e do secretário municipal de Saúde, Eduardo Feital, e no reconhecimento ao desempenho dos profissionais que atuam em todas as unidades de saúde do município.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.