Publicado 30/10/2025 16:25 | Atualizado 30/10/2025 17:02
Belford Roxo - O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) aprovou, no ultimo dia 22 de outubro, as contas anuais relativas ao exercício de 2023 da Prefeitura de Belford Roxo, sob a gestão do ex-prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho. A aprovação foi tomada nos termos do voto do relator, conselheiro substituto Christiano Lacerda Ghuerren, o que apresentou o compromisso e transparência da administração municipal naquele ano.
PublicidadeA decisão analisa aspectos como boa aplicação dos recursos públicos, cumprindo de limites constitucionais em saúde, educação, gestão de pessoal, entre outros indicadores.
Waguinho apontou que a aprovação do TCE é a resposta de uma gestão séria e transparente. “Isto confirma que a nossa administração usou de forma devida e consciente o dinheiro público, retornando com diversas melhorias e benefícios aos belforroxenses”.
Metas atingidas
Fundeb: a gestão de Waguinho registrou como receitas transferidas ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) a contribuição de R$ 337.048.535,56, correspondente aos recursos repassados, acrescidos do valor das aplicações financeiras. Comparando o valor recebido com a contribuição realizada pelo município para formação do Fundeb, verificou-se que o município teve um ganho de recursos na ordem de R$174.616.970,49.
Os gastos com ações e serviços públicos de saúde também foram cumpridos, no exercício de 2023, com o montante correspondendo a 18,71% das receitas de impostos e transferências de impostos, sendo o mínimo de 15%, conforme a Constituição Federal.
A despesa total com pessoal encerrou o 3º Quadrimestre de 2023 dentro do limite legal com 51,29%. A mesma, em cada período de apuração, não pode exceder 60% da sua Receita Corrente Líquida (RCL), sendo 6% para o Legislativo e 54% para o Executivo, conforme disposto no art. 20 da Lei de Responsabilidade Fiscal.
“Administramos Belford Roxo com responsabilidade. Está comprovado por um órgão fiscalizador do uso do dinheiro público. O município avançou e se tornou uma referência no estado devido ao nosso trabalho”, ressaltou o ex-prefeito Waguinho.
Agora, a aprovação do TCE-RJ segue para a Câmara Municipal de Belford Roxo.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.