Luciene Félix explicou ao secretário Eduardo Feital como conseguiu se curar da hanseníase Jeovani Campos / PMBR
Publicado 04/11/2025 19:59 | Atualizado 04/11/2025 20:27
Belford Roxo - A Carreta Roda-Hans segue oferecendo atendimentos dermatológicos gratuitos e capacitação prática para profissionais da Atenção Primária à Saúde. A ação será realizada em Belford Roxo até quinta-feira (7). A unidade móvel está estacionada na Praça Getúlio Vargas, em frente ao Itaú, no Centro da cidade.

A ação faz parte de um projeto do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que percorre o estado por cinco semanas com o objetivo de identificar precocemente casos de hanseníase e promover a busca ativa de pacientes.
Publicidade
Em Belford Roxo, participam da atividade médicos, enfermeiros e fisioterapeutas da rede municipal, que já haviam recebido uma capacitação teórica e agora realizam o treinamento prático durante os atendimentos.

Segundo Ana Paula, gerente estadual do programa de hanseníase da Secretaria de Estado de Saúde, o foco da ação é capacitar as equipes locais e facilitar o acesso da população ao diagnóstico e tratamento. “A hanseníase tem cura, mas o diagnóstico precoce é o que garante melhores resultados. Nosso trabalho é levar informação, capacitação e atendimento de qualidade a todas as regiões do estado”.
Atendimentos em Belford Roxo
Quando há suspeita ou confirmação da doença, o paciente inicia o tratamento imediatamente, recebendo medicação e encaminhamento para acompanhamento nas unidades de saúde. O tratamento pode durar seis meses, podendo chegar a dezoito meses em casos mais avançados, quando há cinco ou mais lesões.

Diagnosticada anos atrás e tratada pela médica Marinéia de Sousa Moreira, na Unidade de Saúde da Nova Piam, moradora do Centro de Belford Roxo e cuidadora de idosos, Luciene Félix hoje está completamente curada. “Fiz o tratamento direitinho e estou curada. O mais importante é procurar o médico logo nos primeiros sinais”, contou.

Leia mais