Publicado 26/01/2026 13:58
Belford Roxo - O município de Belford Roxo será um dos primeiros beneficiados do Programa Sentinela de Monitoramento. O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou uma licitação para a instalação de mais de 200 mil câmeras de segurança em todo o estado, reforçando e fortalecendo a segurança pública, criando também uma maior integração no combate ao crime.
PublicidadeO lançamento oficial do programa, realizado na sede do Governo do Estado, na Zona Sul, contou com as presenças do governador Cláudio Castro, do secretário de Estado de Polícia Militar e Polícia Civil, Coronel PM Menezes e Felipe Curi, prefeitos, autoridades e representantes da Segurança Pública do Rio de Janeiro.
O Programa Sentinela tem como principal objetivo integrar todos os centros de monitoramento do Estado do Rio de Janeiro, fortalecendo as ações de segurança pública e ampliando a aplicação da tecnologia também em áreas como meio ambiente e urbanismo. A licitação para a implantação do sistema está prevista para iniciar em 23 de fevereiro. O investimento estimado é de aproximadamente R$ 2 bilhões.
O projeto utilizará câmeras de alta resolução com tecnologias de reconhecimento facial, leitura automatizada de placas de veículos e análise inteligente de imagens.
“Quando a Prefeitura trabalha ao lado das Forças de Segurança, o maior beneficiado é o povo. Continuarei trabalhando muito para dar mais qualidade de vida e segurança à população”, destacou o prefeito Márcio Canella.
Desde o início da gestão do prefeito Márcio Canella, em janeiro de 2025, o município tem sido o de maior destaque na área de Segurança Pública do Estado, com a implementação de diversos programas que reduziram os índices de criminalidade no município. Belford Roxo conquistou o 1º lugar no Sistema Integrado de Metas (SIM) em todo o Estado do Rio de Janeiro, liderando o ranking ao longo de todo o segundo semestre de 2025 na redução dos índices criminais.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.