Com a adesão, Bom Jesus terá apoio para desenvolver projetos para manejo de resíduos sólidos urbanos Foto Divulgação
Publicado 02/06/2023 15:15
Publicidade
Bom Jesus do Itabapoana – Oferecer apoio na estruturação de projetos de concessão de serviços públicos de manejo de resíduos sólidos urbanos (RSU) de origem domiciliar é o objetivo do edital de chamamento público nº 01/2022, da Caixa Econômica Federal e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) conquistou o primeiro lugar entre as instituições do ramo do Estado do Rio de Janeiro; um dos municípios consorciados que manifestaram interesse em participar da proposta é Bom Jesus do Itabapoana.
Com a iniciativa do prefeito Paulo Sérgio Cyrillo, Bom Jesus deverá ser contemplado com a administração de infraestruturas e instalações operacionais, transbordo, transporte, triagem para reutilização ou reciclagem, tratamento e disposição final adequada.
Também estão relacionados Aperibé, Cambuci, Italva, Itaocara, Miracema, São Fidélis e São Francisco de Itabapoana. O Cidennf lidera seleção em edital da Caixa Econômica e do BNDES para projetos de resíduos sólidos urbanos no Estado do Rio de Janeiro.
O secretário executivo do Cidennf, Vinicius Viana, explica que além do apoio financeiro, o Cidennf contará com assistência técnica da equipe da Caixa, “que realizará estudos de assessoramento técnico nas áreas de engenharia, jurídica, socioambiental e econômico-financeira para a estruturação do projeto, incluindo a fase de licitação da concessão”.
Viana comemora a habilitação do consórcio e destaca a importância do apoio para as regiões: “A regionalização é uma estratégia importante para solucionar o desafio do enfrentamento dos municípios consorciados na destinação final adequada”.
Também é destacada como ponto da estratégia, a elaboração de planos de ação conjuntos e definição de metas compartilhadas para promover uma gestão eficiente e sustentável e alcançar os objetivos estabelecidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.
RECONHECIMENTO - “Uma grande conquista ver que o Cidennf é o primeiro consórcio do Estado do Rio e o único do Norte e do Noroeste Fluminense a ser habilitado neste edital; isso demonstra o reconhecimento do nosso trabalho e a confiança no potencial de desenvolvimento das nossas regiões”, comenta Viana concluindo: “Com o apoio financeiro e técnico oferecido, poderemos avançar na estruturação de projetos importantes”.
Quanto aos projetos indicados pelo secretário estão os que possam promover a gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos, gerando benefícios para a população e o meio ambiente. Viana acredita que até a assinatura do contrato, possa haver adesão de municípios consorciados que não participaram da proposta inicial.
Atualmente, o Cidennf é formado pelos municípios de Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Miracema, Porciúncula, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Varre-Sai.
Publicidade
Leia mais