Durante o evento, os alunos puderam aprender como é a relação da saúde com o meio ambiente Foto Ascom/Divulgação
Publicado 07/06/2023 13:52 | Atualizado 07/06/2023 13:52
Publicidade
Bom Jesus do Itabapoana – Tendo por meta a universalização do conhecimento sobre saneamento, sustentabilidade e valorização dos saberes, o governo de Bom Jesus do Itabapoana (RJ) está investindo no projeto “Agente Mirim: Promotores e Produtores de Saúde Ambiental”.
A primeira etapa acaba de ser encerrada, abordando a relação da saúde com o meio ambiente. Estiveram envolvidos professores das turmas pré-selecionadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos.
Também, participaram servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa); Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Controle de Endemias (ACE), da Secretaria Municipal de Saúde. Cerca de 33 profissionais foram capacitados para utilizar o kit entregue a cada um para a condução do projeto.
A chefe de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente, Daniele Alvarenga, explica que o projeto está dividido entre escola, ambiente familiar e comunidade: “A equipe responsável encerrou as atividades da primeira história, quando os alunos puderam aprender como é a relação da saúde com o meio ambiente”.
Nesta etapa Daniele Alvarenga diz que também houve aprendizado sobre o papel dos ACS e ACE na comunidade e como trabalham, a prevenção de doenças que têm como vetor o mosquito Aedes aegypti e as características de cada doença, dentre outros assuntos.
“Isso foi passado através de atividades lúdicas e práticas, como a confecção de cartazes e a visita na comunidade a procura de focos de mosquitos”, ressalta o secretário Maurício Zanon destacando a importância da participação dos alunos como promotores e produtores de saúde ambiental na sua vida cotidiana.
“O projeto acompanha a linguagem dos jovens e tem, inclusive, um game interativo, onde eles podem conhecer mais sobre o assunto de forma atraente”, conclui o secretário. A fase encerrada na última semana começou no dia 23 de março, com uma Oficina de Educação em Saúde Ambiental.
Publicidade
Leia mais