Entre os ocupantes haviam mulheres, bebês, crianças, portadores de necessidades especiais e idososDivulgação/Polícia Federal
Publicado 22/12/2022 11:23 | Atualizado 22/12/2022 11:24
Brejetuba (ES) - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, na madrugada desta quarta-feira, 22, um homem de 48 anos transportando 31 passageiros no baú de um caminhão sob condições precárias. A abordagem aconteceu na BR-262, em Brejetuba, no interior do Espírito Santo.
Os agentes realizavam uma fiscalização de rotina, quando resolveram abordar o veículo. Ao verificar o compartimento de carga, encontraram os passageiros deitados sobre o piso do baú, acomodados em cobertores e almofadas. Diversas bagagens estavam presas sob o compartimento, um pouco acima da cabeça dos viajantes.
Entre os ocupantes, havia homens, mulheres, bebês, crianças, portadores de necessidades especiais e idosos. Eles eram transportados soltos e sem qualquer dispositivo de segurança. Questionados pelos policiais, os passageiros informaram que são todos familiares e amigos.
Ainda segundo os relatos, eles estavam viajando de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, com destino a Piúma, no litoral do Espírito Santo, para passar as festividades de fim de ano. Os passageiros foram retirados do caminhão pela PRF, que acionou um serviço regular de transporte, e acomodou os viajantes em um ônibus para transportá-los até o local de destino.

O motorista foi autuado com base no Código Brasileiro de Trânsito e vai responder a processo criminal. Além disso, terá de pagar pelo serviço do coletivo para a condução correta dos passageiros.

Em nota, a PRF informou ainda que, "recomenda o planejamento prévio de viagens, com utilização de veículo adequado e seguro". "As rodovias que ligam MG ao ES passam por trechos em curvas, aclives e declives, exigindo preparo e atenção do condutor", alertou a corporação.

Somente neste ano, foram fiscalizados mais de 230 mil veículos pela PRF, incluindo 4 mil veículos de carga e 1600 ônibus. Foram registradas cerca de 2.500 infrações por passageiros sem cinto de segurança e outras por mais de 700 crianças sendo transportadas de forma irregular.
Publicidade
Leia mais