Publicado 09/02/2023 20:27
Recife - A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, desembarcou em Recife (PE) para realizar, nesta quinta-feira (09/02) - Dia do Frevo - uma visita técnica para acompanhar de perto os preparativos para a retomada do carnaval de rua na cidade. A expectativa é de que Recife e Olinda recebam quatro milhões de foliões durante a festa que injetará R$ 263 milhões na economia local e que já é responsável por mais de 90% da ocupação hoteleira na capital
Durante a manhã, a ministra se reuniu com representantes do turismo do município e do estado para tratar de ações de fortalecimento da atividade em Pernambuco. “Uma das características do governo do presidente Lula é o diálogo e este também é um dos 5 eixos do nosso plano de trabalho para os primeiros 100 dias. E estamos aqui para ouvir e iniciar uma parceria que tem tudo para ser de sucesso”, afirmou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
“Estamos com uma expectativa muitos positiva para o Carnaval, as pessoas vão vender mais, movimentar a economia. Temos um calendário de eventos que vai aquecer a nossa economia”, comentou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. A governadora também colocou o governo do estado à disposição para auxiliar na retomada das obras paralisadas e nas iniciativas de qualificação da Pasta.
No período da tarde, a ministra visitou alguns dos principais cartões-postais da capital pernambucana. O Paço do Frevo, espaço cultural dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo, será um dos locais visitados. A ministra também irá ao Galo da Madrugada, um dos blocos mais tradicionais do carnaval de rua pernambucano.
“O Carnaval aqui em Recife tem uma particularidade porque tem uma força na rua muito grande e tem presença na cidade inteira. São 44 polos diferentes - estruturas de palco completas - com mais de duas mil atrações. Uma cadeia produtiva que passa o ano inteiro se preparando para isso”, explicou o prefeito, João Campos.
“O Carnaval aqui em Recife tem uma particularidade porque tem uma força na rua muito grande e tem presença na cidade inteira. São 44 polos diferentes - estruturas de palco completas - com mais de duas mil atrações. Uma cadeia produtiva que passa o ano inteiro se preparando para isso”, explicou o prefeito, João Campos.
A secretaria de Turismo e Lazer de Recife, Cacau de Paula, ressaltou a importância da aproximação com o Ministério. “É a união que faz a força do turismo aqui em Recife e fico muito feliz em saber que a senhora pensa assim também. Conte conosco e estaremos juntos para fortalecer o turismo”, disse.
Já o secretário municipal de Cultura, Ricardo Mello, apresentou a programação cultural do carnaval e reforçou a importância da festa para o turismo. “Não há turismo sem cultura e nem cultura sem turismo, são atividades que se completam”, ressaltou.
O Carnaval é um dos maiores indutores do fluxo de turistas no país. Segundo a CNC, a festa deverá movimentar R$ 8 bilhões na economia e mobilizar 46 milhões de pessoas que devem participar das festividades nos principais destinos do país. “O turismo é geração de emprego e renda, é desenvolvimento econômico e social e o fortalecimento dele só é possível com a união de todos”, concluiu Daniela Carneiro.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.