Publicado 26/03/2023 12:11
Rio - O cantor Juca Chaves morreu, aos 84 anos, na noite deste sábado, em Salvador, na Bahia, devido à complicações de problemas respiratórios. A informação foi confirmada ao DIA pela assessoria de imprensa do Hospital São Rafael, onde o artista estava internado.
Ícone da cultura brasileira, o artista era conhecido como "O Menestrel Maldito", apelido dado por Vinícius de Moraes. Teve grande reconhecimento entre as décadas de 1960 e 1970 por suas canções marcadas por críticas aos políticos da época. O lado ativista também transbordava nas piadas ácidas que contava, incluindo sua forte oposição à ditadura militar no Brasil.
Nos anos 70, foi exilado em Portugal, onde também desagradou as autoridades locais com seu posicionamento político. Depois, Juca se mudou para a Itália, e por lá morou durante cinco anos, até retornar ao Brasil. Entre seus maiores sucessos, estão canções como "A cúmplice", "Take me back to Piauí", "Menina", "Que saudade" e "Presidente Bossa Nova", em que exaltava o Brasil dos anos de governo Juscelino Kubitschek.
Nascido Jurandyr Czaczkes Chaves em 22 de outubro de 1938, no Rio, o cantor morava atualmente no bairro de Itapuã, em Salvador. Em 2006, chegou a se candidatar ao Senado pelo estado da Bahia, mas ficou em quarto lugar. Ele deixa a esposa, Yara Chaves, e as filhas, Maria Morena e Maria Clara.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.