Former Brazilian President Jair Bolsonaro greets supporters from a window at the Liberal Party headquarters in Brasilia on March 30, 2023. Three months after leaving for the United States in the final hours of his term, Brazil's ex-president Jair Bolsonaro returned home Thursday to reenter politics -- complicating life for his successor and nemesis, Luiz Inacio Lula da Silva. The far-right ex-army captain, who skipped town two days before Lula's inauguration on January 1, arrived back in Brasilia on a commercial flight from Orlando, Florida. EVARISTO SA / AFPEVARISTO SA / AFP
Publicado 30/03/2023 08:09
Publicidade
O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) chegou no Brasil na manhã quinta-feira (30) por volta das 6h36 no Aeroporto Internacional de Brasília, depois de passar uma temporada de três meses nos Estados Unidos.
Relatos nas redes sociais dão conta de que as principais vias para acessar o Aeroporto Internacional de Brasília foram bloqueadas pela Polícia Militar do Distrito Federal para evitar uma aglomeração para receber o ex-presidente.

Mesmo assim, dezenas de apoiadores esperavam pelo ex-mandatário no setor de desembarque do aeroporto. No entanto, Bolsonaro saiu escoltado por outra saída e 'driblou' seus apoiadores. A esposa, Michelle Bolsonaro, e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, aguardavam o político.
Depoimento
A Polícia Federal marcou para a quarta-feira, 5 de abril, o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro, no inquérito que trata da entrada ilegal de joias no Brasil. Outro integrante do governo que será ouvido é o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid.
Comunicado
A assessoria de comunicação do Partido Liberal (PL) informou, em nota, que do aeroporto internacional o ex-presidente seguiu para a sede do partido no Setor Hoteleiro Sul, em Brasília, onde foi recebido pela esposa Michelle Bolsonaro, o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, e o secretário de Relações Institucionais do PL, general Braga Neto. Não está prevista qualquer fala de Bolsonaro.
Estadia nos Estados Unidos
O então presidente Jair Bolsonaro foi para os Estados Unidos no dia 30 de dezembro de 2022 com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e alguns assessores.
Ele deixou o país, portanto, antes mesmo da posse do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, evitando assim a tradicional cerimônia de passagem de faixa após a troca presidencial.
Nos Estados Unidos, Bolsonaro ficou hospedado no condomínio do ex-campeão do UFC, José Aldo, na Flórida. Os dois já haviam se encontrado em algumas oportunidades, já que Aldo participou de alguns eventos da Secretaria Especial de Esporte em Brasília e no Rio de Janeiro.
A previsão inicial era que Bolsonaro voltasse ao Brasil no dia 30 de janeiro, mas o ex-presidente pediu a prorrogação de seu visto para permanecer na região turística de Kissimmee.
Ele não esteve presente na cerimônia de posse de Michelle Bolsonaro como presidente do PL Mulher, na última terça-feira (28), mas participou do momento por meio de uma chamada transmitida em um telão do evento.
Com informações da Agência IG.
Publicidade
Leia mais