Passageiros caminhando nos trilhos após acidente na linha-8Arquivo Pessoal
Publicado 30/03/2023 09:26 | Atualizado 30/03/2023 10:18
Publicidade
Um trem voltou a descarrilhar na linha Linha 8-Diamante, entre as estações Júlio Prestes e Barra Funda, zona central de São Paulo, por volta das 7h nesta quinta-feira (30). Cerca de 50 pessoas estavam no comboio no momento do acidente, precisaram descer da composição e andar sobre os trilhos. Não houve feridos.
As linhas Barra Funda e Itapevi continuam funcionando normalmente e as pessoas com destino a Júlio Prestes devem descer na estação Barra Funda e utilizar a Linha 7-Rubi.
Segundo a ViaMobilidade, responsável pela operação e manutenção das linhas em parceria com o Governo de São Paulo, o problema aconteceu devido a uma falha no Assistente de Mudança de Via (AMV). A empresa também garantiu auxílio aos passageiros afetados por meio do AAS (Agentes de Atendimento e Segurança).
Sequência de acidentes
Em 2022, a ViaMobilidade esteve envolvida em outros casos com falhas nas linhas 8 e 9. Um trem bateu contra uma barreira na estação Júlio Prestes, enquanto outro descarrilhou na Estação Domingos de Moraes. Neste ano, entre janeiro e março, incidentes parecidos aconteceram perto das estações Lapa e Engenheiro Cardoso. Em nenhum dos casos houve ocorrência de feridos ou mortos, mas as viagens sofreram atraso e aglomerações. 
No início de março, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) avisou sobre a necessidade de manutenção emergências na Linha-8. Antes propôs a empresa assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mas o acordo foi recusado. Segundo a ViaMobilidade não havia necessidade de assinar o termo por estar apenas um ano a frente das operações. 
 
Publicidade
Leia mais