País sofre com onda de ataques causados por ganguesDivulgação/ONU
Publicado 31/03/2023 07:18 | Atualizado 31/03/2023 07:21
Publicidade
O Brasil irá conceder visto temporário e de autorização de residência para haitianos que foram afetados pela crise de violência no país. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (31). O Haiti vive em calamidade e enfrenta uma série de ataques de gangues em áreas urbanas.
A medida abrange haitianos e apátridas que são afetados pela situação instável no país, seja por desastre ambiental ou pela fragilidade institucional. Segundo a portaria criada pelos ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública, o visto temporário tem o intuito de ser uma acolhida humanitária.
Os vistos terão validade de 365 dias, com prazo de residência até o fim de 2024. Eles serão emitidos pela Embaixada do Brasil em Porto Príncipe, na capital do Haiti.
Para solicitar o visto é preciso apresentar um documento de viagem, o formulário de solicitação de visto, comprovante de meio de transporte para entrada no Brasil e atestado de antecedentes criminais.
Ainda, os haitianos que já estão no Brasil também podem pedir pelo visto temporário, para isso, é necessário ir em uma unidade da Polícia Federal. Aqueles que conseguirem a autorização de residência, poderão trabalhar no Brasil, segundo a portaria.
Publicidade
Leia mais