A invasão do Planalto ganhou nova repercussão nos últimos dias após a CNN divulgar um trecho das imagens circuito internoReprodução
Publicado 23/04/2023 17:27
Publicidade
Brasília - O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) disponibilizou neste domingo, 23, em seu site, a íntegra das 160 horas de gravações gravações do circuito interno de segurança do Palácio do Planalto durante os ataques golpistas de 8 de janeiro. Novas imagens revelam baixo efetivo da Polícia Militar nos arredores e em frente à sede do governo federal.
É possível contabilizar dez policiais formando um "escudo" enquanto os manifestantes bolsonaristas descem a Esplanada, um dos acessos ao Palácio do Planalto. O efetivo fracassa na tentativa de dispersar os invasores com o uso de gás lacrimogênio na pista e, ao perder terreno, se desloca para o meio do estacionamento do Planalto. Cerca de cinco minutos depois, a invasão golpista começa a se consolidar.
Passados mais dez minutos depois, as imagens do circuito interno de segurança não mostram mais policiais na guarita. Por volta das 15h30, os manifestantes, livres, invadem toda a lateral que dá acesso à entrada principal do Palácio.
Os vídeos foram divulgados após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou também determinou que o GSI da Presidência envie para a Corte todas as imagens captadas. De acordo com a Polícia Federal, os vídeos da invasão do STF, do Congresso e do Planalto somam 4.410 horas.

Dez minutos depois, é possível ver os alambrados no chão, não há imagens de policiais na guarita, totalmente liberada aos manifestantes e por volta das 15h30, eles invadem toda a lateral que dá acesso à entrada principal do Palácio. Eles também sobem e descem a rampa livremente, alguns se deitam, inclusive.

 

As imagens fazem parte de mais de 160 horas de gravações do circuito interno do Palácio do Planalto durante os atos golpista de 8 de janeiro. Os vídeos foram divulgados após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, que determinou também determinou que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência envie para a Corte todas as imagens captadas.

Como noticiou o GLOBO, a Polícia Federal (PF) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) na manhã deste domingo que ainda estão sendo realizadas análises das imagens de câmeras de segurança do Palácio do Planalto, do Congresso e do próprio STF, durante os atos golpistas do 8 de janeiro. De acordo com a PF, os vídeos somam 4.410 horas.

Publicidade
Leia mais