David Miranda Reprodução
Publicado 09/05/2023 11:33 | Atualizado 10/05/2023 11:36
Publicidade
Personalidades do cenário político lamentaram a morte do ex-deputado federal David Miranda, nas redes sociais. O ex-parlamentar faleceu na manhã desta terça-feira, 9, aos 37 anos, na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escreveu: "Meus sentimentos ao @ggreenwald e familiares pela perda de David Miranda. Um jovem de trajetória extraordinária que partiu cedo demais".
A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, também lamentou. "Muito triste a notícia da morte de David Miranda, que deixa uma trajetória de luta e amor. Meus sentimentos ao Glenn Greenwald, seus filhos e familiares".
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), prestou solidariedade aos familiares e amigos de David. "O Rio e o Brasil perdem um dedicado deputado. Que Deus possa confortar o coração de seus amigos e familiares", disse.
O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) afirmou que o ex-deputado federal será "sempre lembrado pelo "seu exemplo de coragem e história". "Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do deputado David Miranda. Que David seja sempre lembrado pelo seu exemplo de coragem e história de luta. Deixo um forte abraço ao seu marido Glenn Greenwald e a seus dois filhos", publicou.
Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, relembrou que David era presente nas pautas referentes a luta pela justiça social. "Recebo com pesar a notícia do falecimento do companheiro e ex-deputado federal David Miranda. Um homem sempre presente nas mais importantes frentes de luta pela justiça social. Meus sentimentos aos amigos e familiares nesse difícil momento", escreveu.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também prestou solidariedade aos familiares do ex-parlamentar. "Meus sentimentos aos filhos, ao companheiro, amigos e familiares de David Miranda que nos deixou precocemente nessa madrugada". 
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ressaltou: "A Câmara dos Deputados lamenta a morte do ex-deputado federal David Miranda. Nossa solidariedade à família. Descanse em paz após uma luta intensa pela vida".
Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, escreveu: "Acabo de receber a notícia do falecimento do deputado David Miranda, após meses de luta. Deixo meus sentimentos à família e aos amigos."
O ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), afirmou que David era um "exemplo na luta pela democracia e pela liberdade". "Muito triste com a notícia do falecimento do meu amigo David Miranda. Um exemplo de vida, um exemplo na política, um exemplo na luta pela Democracia, pela liberdade e pelo Brasil. Meu abraço afetuoso ao Glenn, seus filhos e familiares."
Gleisi Hoffmann, deputada federal pelo Paraná e presidente do PT, publicou: "Muito triste a morte precoce do querido David Miranda. Tinha uma vivacidade que alegrava a política. Desejo força e solidariedade à família e amigos. Vá em paz, David".
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, também lamentou a morte do amigo. "Muito triste pela notícia do falecimento do meu amigo David Miranda. David deixa dois filhos e o marido, Glenn Greenwald. Uma família linda que merece toda a nossa solidariedade nesse momento tão difícil. Descanse em paz, meu amigo. Seu legado segue vivo!"
A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) deixou uma mensagem de apoio ao marido do ex-deputado, Glenn Greenwald. "Nossos sentimentos a @ggreenwald e filhos pela perda precoce de seu companheiro, David Miranda, jovem e combativo colega de Parlamento, que nos deixou hoje, aos 37 anos. David será sempre um exemplo de luta e coragem. Nossa solidariedade e nosso abraço aos familiares", publicou.
"Sua luta segue viva e forte! Deus o acolha. Abraço solidário à família e amigo/as", postou o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ).
O deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) também lamentou o falecimento. "Tivemos grandes embates políticos na Câmara Municipal do RJ. Mas nunca perdemos o respeito um pelo outro. Aliás, não deixávamos de manifestar até publicamente com brincadeiras e provocações políticas esse respeito. Por isso recebo com muita tristeza a notícia da passagem do David Miranda, e desejo que o bondoso Deus conforte seu companheiro de vida e filhos que ele tanto amava."
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) prestou solidariedade aos familiares e amigos do ex-parlamentar. Acabo de receber a triste notícia do falecimento do colega David Miranda, ex-deputado federal pelo PSOL e ativista LGBT. Meu abraço e solidariedade aos seus familiares e amigos. Descanse em paz, David!", disse.
O deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) afirmou que David "foi um parlamentar combativo, que ajudou a ecoar pelo Brasil a causa LGBT. Fará muita falta". O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) lembrou que ele era "jovem, inteligente, cheio de garra". "Uma perda inestimável. Meus sentimentos às pessoas amigas, aos filhos e à família", publicou.
Publicidade
Leia mais