Publicado 09/05/2023 13:06 | Atualizado 09/05/2023 14:54
A morte da cantora Rita Lee, que foi noticiada nesta terça-feira (9), causou grande repercussão no país. A estrela foi homenageada, entre tantos grupos, por políticos e partidos brasileiros em suas redes sociais. Além disso, a Comissão de Segurança Pública do Senado fez um minuto de silêncio em homenagem à artista.
O Partido dos Trabalhadores (PT), homenageou a artista valorizando os posicionamentos de empoderamento feminino que a cantora pregava: ''Rita Lee nos deixou. A rainha do rock, estrela que mudou a vida de todas e todos os brasileiros e ensinou que mulher pode ser o que quiser. Perdemos um dos maiores nomes da cultura nacional. Rita Lee, presente!''.
O PSDB foi outro partido que prestou homenagem à cantora, dando destaque à sua originalidade. ''Melhor tradução do que de melhor aconteceu no Brasil nas últimas décadas. Sempre inovadora, sempre original. Nossos sentimentos pela ida de Rita Lee''. PSOL, PDT, MDB e outros partidos também se manifestaram.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), postou um depoimento em sua rede social valorizando a importância de Rita para a cultura nacional.
O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) foi mais um a homenagear a artista: ''A cantora Rita Lee, considerada por muitos como a rainha do rock brasileiro, nos deixou hoje. Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença''.
Assim como Kim, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), também se manifestou. O político soltou uma nota sobre a perda.
''Rita Lee, a rainha do rock brasileiro, era sinônimo de talento. Não há dúvidas de que suas múltiplas atribuições e dons fizeram dela uma das mulheres mais influentes e icônicas do Brasil. Não há como pensar na música brasileira sem a sua irreverência, ironia, carisma e voz potente. Símbolo de uma geração, ela foi uma mulher além do seu tempo e suas músicas foram a trilha sonora da vida de muitos de nós.
Sua carreira deixou uma marca única no rock e em outros estilos musicais. Seu jeito único se tornou cultural, um patrimônio, uma parte importante da história brasileira. Deixo meus sentimentos e um forte abraço para familiares, amigos e fãs. Seu legado fica na história. Rita Lee sempre será eterna! Eterna Rainha do Rock!'', publicou.
Sua carreira deixou uma marca única no rock e em outros estilos musicais. Seu jeito único se tornou cultural, um patrimônio, uma parte importante da história brasileira. Deixo meus sentimentos e um forte abraço para familiares, amigos e fãs. Seu legado fica na história. Rita Lee sempre será eterna! Eterna Rainha do Rock!'', publicou.
O prefeito da capital fluminense também se posicionou sobre o falecimento. Ele também aproveitou a publicação para prometer inaugurar uma praça em homenagem à artista:
Emoção de Margareth Menezes
A ministra da Cultura, Margareth Menezes chorou ao receber a notícia durante uma audiência pública no Senado. A sessão foi paralisada por alguns minutos para que ela pudesse digerir a notícia e seguir com as atribuições.
Rita Lee foi um símbolo da cultura brasileira, sendo considerada a 'Rainha do rock brasileiro'. A artista, que lutava contra um câncer de pulmão, diagnosticado em 2021, faleceu na noite desta segunda-feira (8), aos 75 anos.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.