Influenciador digital Thiago Torres, conhecido como Chavoso da USPReprodução: redes sociais
Publicado 29/05/2023 11:51 | Atualizado 29/05/2023 14:07
Publicidade
O influenciador digital Thiago Torres, de 23 anos, conhecido como Chavoso da USP, usou as redes sociais na noite deste domingo, 28, para denunciar que ele e um amigo foram ameaçados e agredidos por três policiais militares durante o evento Virada Cultural, em São Paulo.
Segundo Thiago, o amigo dele foi torturado durante a aborgaem. "Eu e um parceiro fomos enquadrados e espancados por 3 PMs, tanto eu quanto ele fomos agredidos, mas meu parceiro foi torturado na minha frente por estar com um beck".
De acordo com o influencer, após questionar a abordagem, ele levou socos e chutes dos agentes. "Peitei eles e tomei chutes, socos e eles ameaçaram me forjar e levar preso. Só não fizeram isso porque eu falei que eu era conhecido e eles ficaram com o pé atrás. Enfim, um show q tava tão lindo, terminou pra nois desse jeito, muito revoltante", afirmou.
O amigo de Thiago também fez um desabafo sobre a situação nas redes sociais. Em uma postagem, ele disse que chegou a ser enforcado e que a sua roupa foi rasgada. "Tem gente aí na Terra com o coração dominado pelo ódio. (...) Acabei de sofrer uma opressão policial na Virada Cultural. Os policiais foram super agressivos comigo, rasgaram a minha roupa, me enforcaram... totalmente sem necessidade. Bateram até no parceiro que estava comigo. (...) tudo por causa da nossa aparência", lamenta.
O influenciador chegou a gravar o começo da abordagem. Após descobrir que foi filmado, o agente teria questionado quem autorizou a gravação. Em seguida, tenta obrigar o jovem a entregar o celular para que ele pudesse ter acesso ao vídeo.
 
Ao O DIA, Thiago afirmou que não pretende prestar queixa sobre as agressões por medo de sofrer algum tipo de retaliação. "Esse tipo de abordagem acontece com a gente com frequência… Acreditamos que fazer uma ocorrência não daria em nada e só poderia colocar a gente em mais riscos", relatou.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), afirma que o "Comando de Policiamento atua para identificar os policiais envolvidos na ação relatada para esclarecimento dos fatos". "A Corregedoria da Polícia Militar está à disposição para que o jovem formalize sua denúncia", informou.
Chavoso da USP é o nome social utilizado por Thiago Torres, estudante de Ciências Sociais da Universidade São Paulo (USP) e militante da educação popular.
Publicidade
Leia mais