Magistrado foi advogado do presidente Lula durante a Operação Lava Jato e foi o responsável por reverter a condenação do petista.Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Publicado 14/06/2023 09:33
Publicidade
O advogado Cristiano Zanin se encontrou com 26 senadores na terça-feira, 13, para ganhar apoio na sabatina no Senado que poderá indicá-lo a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), marcada para o dia 21 de junho. O número simboliza cerca de um terço dos representantes da Casa. Nesta quarta-feira, 14, ele ainda deve se reunir com a bancada do MDB.
Os encontros do magistrado começaram pela manhã com o senador Rogério Carvalho (PT-SE). Depois, ele conversou com senadores da oposição do PP, PSDB e Podemos, além de se reunir com o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), relator da sua indicação.
A indicação de Zanin foi confirmada no último dia 1º de junho, embora seu nome já corresse pelos bastidores do Palácio do Planalto. O magistrado foi advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a Operação Lava Jato e foi o responsável por reverter a condenação do petista.
Zanin será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na próxima quarta. Após a sessão de perguntas, acontecerá a votação do colegiado pela indicação e, em seguida, pelo Senado, onde precisa de ao menos 41 votos favoráveis. Se for aprovado, o advogado tomará posse em agosto.
Publicidade
Leia mais