Publicado 20/06/2023 16:12
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Papa Francisco têm posições "convergentes" em vários temas que devem ser tratados em sua reunião nesta quarta-feira (21) no Vaticano, segundo indicou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
"Serão discutidos assuntos de interesse global e de interesse regional, porque o próprio Papa tem interesse nessas matérias, como a guerra na Ucrânia, que seria um dos temas que provavelmente eles trocarão perspectivas e ideias", afirmou a embaixadora Maria Luisa Escorel, responsável pela Secretaria de Europa do Itamaraty.
"Nosso presidente também terá um encontro com o arcebispo Edgar Peña Parra, que é o substituto da Secretaria de Estado, com quem estão previstos vários temas, desde como a Igreja pode apoiar as políticas do governo em termos de justiça social até Venezuela, Nicarágua, Cuba e Ucrânia", informou Escorel.
O presidente brasileiro destacou nesta segunda-feira, 19, suas convergências com Jorge Bergoglio, a quem definiu como o Papa "mais comprometido com o povo humilde do mundo".
Antes de embarcar para a Itália, Lula se reuniu com o núncio apostólico em Brasília, dom Giambattista Diquattro, e o presidente da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler.
"Lembremos também que a pauta do governo do presidente Lula tem muita convergência com a pauta da Igreja Católica e da Santa Sé", ressaltou Escorel.
Ela acrescentou que os pontos de vista do governo e do Vaticano são similares "quando pensamos na eliminação da pobreza, nas desigualdades sociais, no desenvolvimento sustentável, no combate às injustiças sociais, à insegurança alimentar e à fome".
Lula deve convidar o Papa para a romaria do Círio de Nazaré, uma das festas católicas mais populares do país, com cerca de 2 milhões de participantes a cada ano em Belém, no estado amazônico do Pará.
O presidente tem reiterado o compromisso de Francisco com o meio ambiente, a defesa da Amazônia e dos povos originários.
Escorel ainda lembrou da importância do país em matéria religiosa, já que "o Brasil é considerado o maior país católico do mundo".
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.