Publicado 23/10/2023 08:51
Uma estudante morreu e outros dois ficaram feridos durante um ataque a tiros a Escola Estadual Sapopemba, na zona leste de São Paulo, nesta segunda-feira, 23. Segundo a polícia, um aluno de 16 anos do 1° ano do Ensino Médio entrou armado na unidade e começou a disparar contra os presentes no local.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, os quatro feridos foram levados ao pronto-socorro do Hospital Geral de Sapopemba e receberam atendimento médico. A vítima fatal foi baleada na cabeça e não resistiu aos ferimentos, mas os outros dois baleados, um no tórax e outro na clavícula, estão internados e sem risco de morte. Um terceiro foi socorrido com ferimentos leves ao tentar fugir durante o ataque.
A escola, que fica na Rua Senador Nilo Coelho, foi alvo dos disparos as 7h20. Acionada, a polícia chegou 10 minutos depois com um helicóptero Águia da PM e diversas viaturas da corporação. O autor do ataque foi levado para a delegacia do bairro, mas um segundo suspeito teria conseguido escapar e está foragido. Segundo a polícia, o revólver calibre 38 utilizado no ataque pertence ao pai do suspeito e está legalizado.
Em nota oficial, o governo de São Paulo confirmou a prisão do suspeito e a retenção da arma usada no ataque.
"Durante o ataque a tiros, três alunos foram atingidos. Uma aluna morreu e outros três feridos foram encaminhados ao Hospital Geral de Sapopemba, sendo um deles que se machucou ao tentar fugir durante o ataque. A Polícia Militar foi acionada e apreendeu o autor dos disparos e a arma utilizada por ele. Mais informações sobre o estado de saúde das vítimas e investigação do ataque serão divulgadas em breve."
Já a Secretaria de Comunicação de São Paulo pediu que fotos, vídeos ou imagens do atentado não fossem divulgados. A medida é para evitar dar notoriedade ao autor do ataque e coibir outras pessoas de tenteram realizar ações parecidas em outros lugares.
"Neste momento de consternação pelo atentado na Escola Estadual Sapopemba, pedimos a atenção para que não reproduzam vídeos do ataque, caso estes venham a circular na Internet. É de conhecimento geral que estes vídeos causam o chamado "efeito contágio", estimulando novos episódios. Pedimos a colaboração de todos os veículos para que respeitem esta orientação".
Segundo ataque a escola no Estado em 2023
Este é o segundo caso de um ataque a escola no estado de São Paulo neste ano. Em abril, um aluno do oitavo ano invadiu a Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, com uma faca e atacou professores e outros estudantes.
Câmeras de segurança de uma das salas de aula flagraram o momento em que o agressor golpeia uma professora nas costas e, quando tenta ferir mais uma vítima, outra professora o agarra por trás para retirar a arma branca da mão dele. Enquanto ela segura o adolescente, uma terceira aparece para arrancar a faca que ele portava.
Na ocasião, a professora Elisabete Tenreiro, de 71 anos, sofreu uma parada cardíaca e morreu no Hospital das Clínicas na mesma manhã.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.