Publicado 05/11/2023 11:07
Rio - A atriz Lolita Rodrigues morreu, aos 94 anos, na madrugada deste domingo, em João Pessoa, na Paraíba, onde morava desde 2015. A veterana estava internada Hospital Nossa Senhora das Neves e não resistiu a um quadro de pneumonia. De acordo com Silvia Rodrigues, filha de Lolita, o corpo da artista será cremado em uma cerimônia íntima e reservada à família nesta tarde.
Lolita Rodrigues era um ícone da televisão brasileira. Atriz, cantora e apresentadora, a veterana era muito amiga de Hebe Camargo e Nair Bello, com quem formava um trio divertidíssimo. A artista ficou ainda mais em evidência depois de participar de uma entrevista com as amigas para o programa de Jô Soares, na TV Globo.
"La Salerosa", a Graciosa, como era chamada pelas amigas Hebe Camargo e Nair Bello, Lolita Rodrigues foi uma das mais versáteis artistas brasileiras. Sua carreira se iniciou no rádio, na década de 40, cantando e participando de radionovelas das rádios Tupi e São Paulo. Ela participou de novelas como "Sassaricando", "A Viagem", "Terra Nostra", "Kubanacan", entre muitas outras. Seu último papel foi em "Viver a Vida", de 2009.
O governador do Rio, Claudio Castro, emitiu uma nota de pesar pela morte da atriz. "Lolita não apenas fez parte, ela construiu com seu talento os programas de TV e as novelas, inspirando outros artistas e conquistando uma legião de fãs. Nesse momento triste, celebramos o legado dessa grande atriz. Meus sentimentos à família, aos amigos e ao público", diz o documento.
O SBT também enviou uma nota lamentando a passagem da veterana. "O SBT expressa sua gratidão a Lolita Rodrigues, que veio abrilhantar o início de nossa trajetória com vigor e maestria. Desejamos que Deus dê forças neste difícil momento à sua filha Silvia, e a seus amigos e familiares, além dos milhões de fãs pelo Brasil, que hoje despedem-se da grande e querida artista", diz a nota.
Trajetória
Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, mais conhecida como Lolita Rodrigues, nasceu em Santos, litoral de São Paulo, em março de 1929. A veterana faz parte da história da TV brasileira e começou a carreira em radionovelas em 1939, aos 10 anos de idade.
Lolita, inclusive, participou da estreia do primeiro programa da TV Tupi, em 18 de março de 1950, cantando o hino da TV brasileira. Inicialmente, quem faria a performance seria Hebe Camargo, que desistiu de participar, e Lolita foi escalada para substituí-la.
Lolita dançava, tocava castanholas, fez teleteatros, comandou shows musicais, fez grande sucesso interpretando uma confusa secretária no programa “Simonetti Show”, da TV Excelsior. Na mesma estação, Lolita antagonizou a primeira telenovela diária da TV: "2-5499 Ocupado", em que contracenou com Gloria Menezes e Tarcisio Meira.
Na Tupi, ao lado do marido Ayrton Rodrigues, comandou dois programas de absoluto prestígio e audiência: "Almoço com as Estrelas" e "Clube dos Artistas", onde recebia os mais diversos cantores, atores, humoristas, políticos e apresentadores de televisão, e dava oportunidade aos que estavam em início de carreira.
No SBT, Lolita chegou antes da formação da rede, em 1980, quando ainda era apenas a TVS Rio. A nova versão do Almoço com as Estrelas foi modernizada e atualizada para a época, acompanhando a formação do SBT em 1981, permanecendo na grade até 1983. Nesta fase, Lolita apresentou em rede nacional, artistas que tornariam-se grandes estrelas da TV e da música como Gugu Liberato, Mara Maravilha, os cantores Ovelha, Nahim, o humorista Serginho Leite, entre outros.
Ainda no SBT, Lolita também esteve à frente da nova versão do Clube dos Artistas, comandou os games Você Faz o Show e Você Pede o Show, e em 1996 estrelou a novela Razão de Viver.
Ainda no SBT, Lolita também esteve à frente da nova versão do Clube dos Artistas, comandou os games Você Faz o Show e Você Pede o Show, e em 1996 estrelou a novela Razão de Viver.
Descendente de imigrantes espanhóis, Lolita interpretou muitos papéis com personagens cuja língua era o castelhano. Entre seus papeis de destaque na TV estão a espanhola Aldonza, mãe de Tancinha (Claudia Raia), em "Sassaricando", de 1987, da Globo. Ela também viveu uma espanhola em "Terra Nostra", de 1997.
Lolita ainda participou de novelas como "A Viagem", de 1994, quando contracenou com sua grande amiga Nair Bello. Ela voltou a atuar com Nair em "Kubanacan", de 2003.
Seu último trabalho na TV foi a personagem Noêmia, avó de Luciana (Alinne Moraes), na novela "Viver a Vida", de 2009. A última aparição pública de Lolita aconteceu em 2017, quando ela prestigiou o espetáculo "Hebe - O Musical", em São Paulo. Atualmente, Lolita está no ar atualmente na reprise de "Sassaricando", no canal Viva.
Em sua biografia, lançada em 2008 pela Coleção Aplauso, Lolita disse ser uma pessoa de gostos simples. "Eu não sou uma pessoa interessante. Não tenho nada para contar. Sou igual a todo mundo. Eu não tenho empregada. Cuido, eu mesma, das minhas coisas. Uma faxineira, para mim, basta. Sou muito simples. A comida de casa é congelada. Adoro assistir a TV. Em especial, os canais de língua espanhola, porque sou filha de imigrantes", afirmou no livro, assinado por Eliana Castro.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.