Policial joga spray de pimenta no rosto de um cidadãoReprodução
Publicado 25/04/2024 14:35 | Atualizado 26/04/2024 07:27
São Paulo - Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um cidadão de São Paulo sofrendo uma abordagem policial violenta. Na ocasião, a vítima é atingida com spray de pimenta nos olhos, mesmo sem oferecer resistência.
Publicidade
De acordo com Renato Freitas, deputado estadual eleito no Paraná pelo PT e uma das primeiras pessoas a divulgar o ocorrido, a vítima das agressões policiais foi quem solicitou a chegada da PM. Antes de ser agredido pelas autoridades, o homem, identificado no vídeo como César, havia sido ameaçado com uma faca. A situação aconteceu na última terça-feira (23). Não há confirmação da localização exata do ocorrido.
"Morador recebe cobrança de aluguel que já estava pago. O cobrador, ex-marido da dona do imóvel, o ameaça com uma faca. O morador aciona a polícia. Com a chegada dos PMs, a vítima vira criminoso. Mais uma ação abusiva da polícia", diz o texto que acompanha o vídeo nas redes.
O homem que filma o ocorrido se identifica como irmão da vítima. Em determinado momento, a dona da residência aparece nas imagens e diz que "ele é uma pessoa boa, é um bom inquilino". Pouco depois, César parecia agoniado e dizia que só queria respirar.
O DIA procurou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, que informou que "a Polícia Militar não compactua com desvios de conduta ou excessos de seus agentes, punindo com rigor aqueles descumprem os protocolos da instituição".
A Instituição também garante que a PM "instaurou um procedimento apuratório. As imagens veiculadas pela reportagem bem como a das câmeras operacionais estão sendo analisadas. As devidas medidas administrativas e legais cabíveis serão adotadas diante das irregularidades".
Nos comentários, diversos internautas criticam a ação policial e apontam que a violência só estava acontecendo por ser na periferia e que o mesmo não aconteceria em zonas nobres de São Paulo. Outros diziam ironicamente que se tratava de "mais um caso isolado".
Leia mais