Publicado 26/06/2024 14:43
São Paulo – O Brasil tem 480 milhões de dispositivos digitais (computador, notebook, tablet e smartphone) em uso no Brasil (corporativo e doméstico), ou seja, em maio deste ano, foram contabilizados 2,2 dispositivos digitais por habitante, de acordo com a 35ª edição da Pesquisa Anual do FGVcia sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas, divulgada nesta quarta-feira, 26, pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGVcia).
PublicidadeO estudo revela ainda que há 1,2 smartphone por habitante, totalizando 258 milhões de celulares inteligentes em uso no Brasil. Adicionando os notebooks e os tablets, são 384 milhões de dispositivos portáteis, ou 1,8 por habitante. No país, são três celulares vendidos para um aparelho de TV.
Em relação a computadores, o Brasil possui 222 milhões (desktop, notebook e tablet) em uso, atingindo 1 computador por habitante (102% per capita). As vendas em 2023 caíram 3%, com 12 milhões de unidades. Apesar do cenário nebuloso, estima-se em 2024 venda total estável, mas com um crescimento na proporção de notebooks.
Pela primeira vez, a pesquisa constatou que o ChatGPT, da OpenAI, o Google Gemini e o Microsoft Copilot, são nessa ordem, os mais utilizados, para: Chatbot, Machine Learning e Reconhecimento Biométrico (Digital, Facial e Palmar, entre outros).
De acordo com o coordenador da pesquisa do FGVcia, professor Fernando Meirelles, “cresceu o domínio do smartphone em aplicações e classes de usuários“.
“Os principais projetos da TI são: Inteligência Artificial integrada com Inteligência Analítica (Analytics), Transformação Digital e implementação do “novo” ERP, com foco no Alinhamento Estratégico“, completa.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.