Marina Silva (c) e Simone Tebet (d) em visita à brigada que ajudará no combate ao incêndio que atinge o PantanalAgência Brasil
Publicado 28/06/2024 15:03 | Atualizado 28/06/2024 15:05
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse nesta sexta-feira, 28, que "Orçamento não vai faltar" no combate aos incêndios no Pantanal. Tebet foi ao Mato Grosso do Sul (seu Estado natal) junto da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Publicidade
Segundo a ministra do Planejamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou que "não faltarão recursos ou orçamento, ainda que com crédito extraordinário". Tebet disse que ela e Marina têm "carta branca" do petista para liderarem os esforços no combate aos incêndios.
"Ele Lula deixou o seguinte recado. Diga ao povo do MS que todos os ministérios necessários estão envolvidos (e são 8 até agora) e que não faltará recursos ou orçamento, ainda que com crédito extraordinário, para que possamos ter mais efetivos, brigadistas, aeronaves, veículos e mais recursos para que possamos combater o incêndio. Lula nos deu carta branca, especialmente à Marina, para que possamos não medir esforços", declarou Tebet.
Apesar da disponibilização de recursos para combater os incêndios, a ministra do Planejamento defendeu que haja uma campanha de conscientização e de punição às pessoas que promovem queimadas criminosas.
"Orçamento não vai faltar, mas nenhum dinheiro do Brasil ou de organismos internacionais será suficiente se não tivermos uma campanha de conscientização e responsabilização contra os incêndios criminosos", declarou.
Marina enumerou os motivos que levaram aos incêndios no Pantanal nas últimas semanas. Segundo a ministra, uma junção "perversa" das mudanças climáticas, escassez hídrica severa e desmatamento "está deixando o Pantanal em chamas".
Tebet disse que os incêndios registrados no Pantanal têm "a mão do homem criminoso". "Além dos efeitos climáticos, tem aqui a mão do homem criminoso. Sabemos que muitos casos são acidentais, alguém que está manejando e deixa o fogo se alastrar. Mas tem muito da mão do homem criminoso. Conheço do assunto, sou do agronegócio e sou desta terra", afirmou
A ministra do Meio Ambiente disse, ainda, que o governo federal vem fazendo um trabalho "previdente" em relação às queimadas em todo o País e elogiou a atuação conjunta com o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB).
Leia mais