Redação do Enem possui um peso significativo para quase todos os cursos e universidades do paísReprodução
Publicado 07/09/2024 05:00
Quando se trata de se preparar para buscar uma vaga na universidade por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das maiores preocupações dos estudantes é a redação. Com um peso significativo na nota final para quase todos os cursos, o texto possui regras específicas e sua avaliação é dividida em competências. Pensando nisso, O DIA buscou especialistas para explicar como funciona a correção e trazer algumas dicas para os vestibulandos alcançarem a sonhada nota 1000. 
Publicidade
Para Gabriella Jardim, professora de Redação do Pensi e da Escola Eleva Urca, é fundamental nesta reta final de preparação lembrar e estudar as competências cobrada pelos avaliadores na redação. Pensando nisso, ela deu dicas importantes para os alunos que buscam uma vaga em uma universidade pelo Enem. 
Gabriella Jardim, professora de Redação do Pensi e da Escola Eleva Urca - Divulgação
Gabriella Jardim, professora de Redação do Pensi e da Escola Eleva UrcaDivulgação
Competência 1: avalia o domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Vale, então, atentar-se para: o uso correto das vírgulas, a ortografia das palavras e os casos mais recorrentes de concordância e regência.
Competência 2: exige o domínio do gênero dissertativo-argumentativo, a interpretação correta do tema e o uso de várias áreas do conhecimento para garantir o desenvolvimento temático — o famoso repertório sociocultural. É fundamental ler a proposta de redação atentamente, cumprir todas as funções de cada parágrafo do texto e, é claro, produzir um repertório que seja legitimado, pertinente e produtivo.
Competência 3: avalia o projeto de texto desenvolvido, bem como a qualidade dos argumentos apresentados. Para isso, planeje a redação antes de começar o rascunho e explore os porquês de as ideias escolhidas para a argumentação serem realmente válidas. Utilizar exemplos para comprovar o discurso construído também ajudará na credibilidade do seu posicionamento.
Competência 4: é focada no uso correto dos recursos de coesão para a garantia do entendimento textual e progressão eficiente das informações. Nesse momento, é preciso que os períodos estejam articulados por conectores, e que cada parágrafo argumentativo e o de conclusão comecem com um elemento coesivo.
Competência 5: analisa a relação da proposta de intervenção sugerida com os problemas desenvolvidos ao longo do texto, assim como o respeito aos direitos humanos e o cumprimento das cinco etapas interventivas: agente, ação, meio/modo, finalidade/efeito e detalhamento. A fim de facilitar a confecção dessas etapas, use palavras ou expressões que ajudem o avaliador a perceber cada um desses elementos.
Por último, Gabriella lembra que o texto será avaliado por dois corretores distintos e que a nota final será a média aritmética entre as duas notas recebidas.
Thiago Braga, gestor de área de Redação do Colégio pH, explica que o avaliador do Enem é treinado para as competências específicas da prova. Elas, embora exijam um bom desempenho dos alunos, não são absolutamente rígidas. Um exemplo é a questão dos erros de Norma Padrão, que somente são descontados se houver reincidência de um mesmo tipo de erro.
Thiago Braga, gestor de área de Redação do Colégio pH Divulgação

Os critérios de correção da redação são divididos em 5 competências:

Competência 1: Norma Culta

Devem ser respeitadas todas as regras da Norma Padrão. Os alunos, portanto, não podem se valer das estruturas coloquiais usadas no cotidiano.

Competência 2: Adequação ao tipo de texto, adequação ao tema e avaliação do uso de repertório

Aqui é importante que os alunos respeitem os padrões estruturais do texto dissertativo. Além disso, é preciso demonstrar ao corretor que o texto produzido está integralmente relacionado ao tema proposto. Por fim, o aluno deve, para alcançar a nota máxima, utilizar repertório sociocultural produtivo, ou seja, trazer ao texto alguma referência externa.

Competência 3: Argumentação

Nessa competência, são avaliadas as fundamentações feitas pelos alunos para sustentar o seu posicionamento diante da temática proposta.

Competência 4: Coesão Textual

Nessa competência, são avaliadas as conexões gramaticais e semânticas utilizadas pelos alunos para que o texto flua de maneira clara e compreensível.

Competência 5: Proposta de intervenção

Na última competência, avalia-se a proposta de intervenção feita pelo aluno para minimizar ou resolver a problemática apresentada pelo tema proposto. Uma boa proposta deve ser inédita e cumprir os requisitos exigidos pela banca: apresentar a ação, o agente, o modo ou o meio e a finalidade dessa ação.

Por fim, Thiago ainda faz um alerta especial para as competências 1 e 5: ''São as que costumam tirar mais pontos dos alunos'', diz.
*Matéria do estagiário Diego Cury, sob supervisão de Marlucio Luna
 
 
Leia mais