Provas do Enem 2024 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembroRafa Neddermeyer/Agência Brasil
Publicado 28/09/2024 05:00
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 acontece nos dias 3 e 10 de novembro. As provas são aplicadas em municípios de todos os estados, em um processo que envolve diversos profissionais treinados e a atuação coordenada entre diferentes organizações. O DIA consultou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para obter mais informações sobre a preparação para a aplicação das provas, principalmente no que se refere à distribuição e à segurança. 
Publicidade
A logística do Enem vai desde elaboração, impressão e armazenamento até distribuição e aplicação das provas. Todos os profissionais envolvidos no processo passam por treinamento e capacitação, com o objetivo de padronizar os procedimentos. Cada área recebe uma preparação específica, seja para colaboradores estaduais, coordenadores municipais, coordenadores de local de prova, aplicadores regulares e especializados, fiscais de prova, certificadores, policiais, bombeiros e corretores de redação, entre outros.
Enem  - Reprodução
Enem Reprodução
Segurança
Todas as etapas do Enem são monitoradas pelo Inep, desde a publicação do edital até a divulgação dos resultados. Uma equipe é responsável pela gestão de riscos do exame, com um planejamento para possíveis imprevistos e planos de ação. O Instituto conta com a atuação coordenada entre diferentes organizações, federais, estaduais e municipais, para garantir a lisura e confiabilidade do exame. Todas as fases envolvem um próprio e planejado esquema de segurança, desde a construção das questões de provas até a divulgação do resultado.
Essa atuação conta com o Ministério da Educação (MEC), Inep, Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério da Defesa (MD), Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), secretarias estaduais de Segurança Pública — polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), guardas municipais —, concessionárias de energia, água e telefonia, além da empresa aplicadora do exame.
Distribuição e aplicação
A aplicação do Enem conta com profissionais de diferentes áreas, que monitoram eventuais ocorrências no armazenamento e na distribuição dos malotes de provas. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) é responsável por unir as instituições que participam de operações em todo o País ou em regiões específicas. Nos estados, o monitoramento da "Operação Enem" é feito pelas forças de segurança, por meio de suas respectivas secretarias de Segurança Pública ou estruturas similares. Cada órgão atua dentro da sua atribuição legal. 
Fiscais de prova durante aplicação do EnemDivulgação/Inep
Após passar por todo o processo de elaboração e confecção dos cadernos de questões e pelos esquemas de segurança, a prova finalmente chega até o local de aplicação para ser monitorada e entregue aos estudantes por fiscais treinados para a ocasião. Além da aplicação do exame, esses agentes de fiscalização possuem a função de serem os chefes de sala de prova, responsáveis pelo monitoramento dos candidatos na ida ao banheiro e supervisão durante a realização das questões. 

Confira alguns dados iniciais sobre a logística e segurança do Enem 2024

- 1.753 municípios de aplicação;
- Cerca de 10 mil locais de prova;
- 10 mil coordenações de aplicação;
- 140 mil salas de prova;
- Mais de 300 mil colaboradores;
- Cerca de 58 mil atendimentos especializados;
- Mais de 78 mil recursos de acessibilidade;
- Cerca de 9 milhões de provas impressas;
- 18 cadernos de provas diferentes;
- Mais de 300 milhões de páginas impressas;
- 65 mil malotes de provas;
- 22 mil caixas de materiais administrativos;
- 2,5 mil contêineres desmontáveis leves;
- 60 carretas transportadoras;
- 10,8 mil rotas de transporte.
*Matéria do estagiário Diego Cury, sob supervisão de Marlucio Luna
Leia mais