Procissão saiu da Catedral de Belém e foi até a Praça Santuário de NazaréReprodução / Instagram
Publicado 13/10/2024 11:55
As celebrações do Círio de Nazaré reuniram mais de 2 milhões de pessoas neste domingo (13), em Belém, capital do Pará. O dia começou com a Missa do Círio, às 6h, ministrada pelo arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa na Catedral de Belém, seguida pela saída da procissão, às 7h, rumo à Praça Santuário de Nazaré. Registros das redes sociais mostraram os fiéis emocionados com a passagem da imagem da Padroeira do Brasil.
Publicidade
A cerimônia contou com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Janja Lula da Silva. O mandatário, que já havia marcado presença na Romaria Fluvial neste sábado (12), recebeu de presente dos devotos uma imagem da Nossa Senhora de Nazaré.
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), também marcou presença. "Agora, em outubro, é tempo de renovar a nossa fé através da maior manifestação de devoção do mundo. É o nosso Círio de Nazaré, que a cada ano ganha uma importância mais especial ainda", afirmou, através de publicação do Governo do Estado nas redes sociais.
As celebrações vão continuar no próximo sábado (19), com o Ciclo Romaria, na Praça Santuário de Nazaré, e a Romaria da Juventude, que parte da Paróquia Santuário de Nossa Senhora Aparecida. 
No dia 26 de outubro, serão realizadas as Romarias dos Corredores, com trajeto de 8 km que começa e termina na Praça Santuário de Nazaré, da Acessibilidade, idealizada para o público que tem algum tipo de deficiência, e a Procissão da Festa. A Missa de Encerramento acontecerá em 27 de outubro, na Capela da Comunidade Sagrada Família.
Sobre o Círio de Nazaré
O Círio de Nazaré é uma manifestação de fé à Nossa Senhora de Nazaré, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Considerado a maior festividade católica do Brasil, ele acontece há mais de 200 anos em Belém.
A história do Círio começou em 1700, quando a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi achada pelo Caboclo Plácido, às margens de um rio localizado próximo de onde hoje, está a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Em 1793, aconteceu a primeira procissão em homenagem à Padroeira dos paraenses.
Leia mais