Queda de ônibus escolar em ribanceira deixou vários mortosReprodução/X
Publicado 25/11/2024 08:12 | Atualizado 25/11/2024 10:33
Alagoas - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e diversas outras autoridades lamentaram a tragédia com um ônibus escolar ocorrida na Serra da Barriga, em União dos Palmares, no interior de Alagoas, neste domingo (24). Pelo menos 18 pessoas morreram após um veículo capotar em uma ribanceira.
Publicidade
Nas redes sociais, Lula dedicou seus sentimentos a familiares das vítimas da tragédia. Ele também informou que o governo federal dará apoio às autoridades estaduais.
"Meus sentimentos a todos os familiares das vítimas envolvidas no acidente. O governo federal está acompanhando a situação e dará todo o apoio necessário às autoridades estaduais no socorro, atendimento e amparo às vítimas", escreveu no X.
O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas Junior (MDB), publicou no Instagram uma nota sobre o que chamou de 'momento tão difícil'. O político informou que tanto ele quanto o prefeito eleito Júnior Menezes estiveram no local para acompanhar de perto a situação.
"Estamos profundamente devastados com a tragédia ocorrida na tarde deste domingo, na Serra da Barriga. Mobilizamos todos os esforços possíveis para auxiliar no socorro às vítimas e somos imensamente gratos a todos que está contribuindo neste momento tão difícil. O prefeito eleito Júnior Menezes e eu já estivemos no local do acidente para acompanhar de perto a situação e garantir que nenhum amparo faltará às vítimas e suas famílias. Este é nosso dever!. As circunstâncias do ocorrido estão sendo apuradas. Desde já, expressamos nossa mais sincera solidariedade a todos os atingidos".
O governador Paulo Dantas (MDB), além de lamentar o acidente, decretou luto oficial de três dias no estado.
"Determinei a mobilização total do Estado e equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU e a estrutura de saúde estão atuando para socorrer e atender os feridos. As vítimas estão sendo acolhidas nas UPAs e no Hospital Regional da Mata. Em respeito às vidas perdidas, decretamos luto oficial de 3 dias. Manifesto minha total solidariedade a todos que sofrem com essa tragédia. Um forte abraço às famílias!", escreveu na rede social.
O senador de Alagoas, Renan Filho (MDB), informou que conversou com outras autoridades, inclusive com o governador, e todas as forças do estado estão no resgate de outras possíveis vítimas.
"Acabo de saber do triste acidente com ônibus que levava cerca de 40 pessoas em União dos Palmares. Falei pessoalmente com o governador Paulo Dantas e com o secretário estadual de Saúde. Todas as forças do estado estão mobilizadas para o socorro e salvamento. Deus os abençoe na missão", publicou.
Se tratando de um passeio que iria ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares e a proximidade com o Dia das Consciência Negra, a ministra da Igualdade Racial Anielle Franco (PT) também fez uma publicação sobre a tragédia.
"Em um mês tão importante para todo país, da Consciência Negra, sobretudo para a região do Quilombo dos Palmares, essa tragédia nos entristece ainda mais profundamente", escreveu.
Acidente
Um ônibus escolar capotou em uma ribanceira na Serra da Barriga, em União dos Palmares, interior de Alagoas, na tarde deste domingo. O acidente deixou pelo menos 17 mortos, de acordo com o governo do estado. Outros 29 passageiros ficaram feridos.
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 16 vítimas morreram no local do acidente e outra - uma paciente gestante - foi encaminhada ao Hospital Regional da Mata, mas não resistiu aos ferimentos.
A Secretaria de Comunicação (Secom) informou que o número de vítimas "infelizmente, pode sofrer alterações nesta segunda-feira (25), quando as operações de resgate serão retomadas nas primeiras horas da manhã, devido à dificuldade de acesso ao local".
Informações preliminares indicam que o ônibus viajava com destino ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, onde acontece o projeto Pôr do Sol na Serra, que oferece atrações artísticas e culturais em novembro, mês da Consciência Negra.
Leia mais