Publicado 06/01/2025 08:35
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou, na madrugada desta segunda-feira (6), a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025. A intérprete de Eunice Paiva em "Ainda Estou Aqui" se tornou a primeira brasileira a vencer o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama.
PublicidadeO chefe do Executivo publicou um vídeo de um encontro recente entre eles, em Brasília. Na época, Lula declarou torcida pela brasileira na disputa.
"Emocionante. Fernanda Torres é orgulho do Brasil. Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro pela sua grande atuação no filme Ainda Estou Aqui. Como ela mesma diz: a vida presta. Parabéns, Fernanda Torres. #GoldenGlobes", escreveu Lula no X (antigo Twitter).
O Ministério da Cultura (MinC) também comemorou a vitória da atriz: "O reconhecimento por uma das maiores premiações do planeta nos enche de orgulho. É a história e a cultura brasileiras ganhando o mundo!".
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou que o Brasil "festeja essa conquista como um presente". Ela ainda ressaltou que o filme mostra "uma história real de um momento perverso da nossa história que precisamos encarrar e resolver", em alusão ao período da ditadura militar, retratado no longa.
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, exaltou a artista fazendo uma correlação entre a origem do seu nome e o que a atriz representa para o Brasil.
"Fernanda é a versão em português de um nome de origem germânica que significa "ousada, corajosa". E nós, brasileiros, sabemos, mais do que ninguém, que nossas Fernandas são ousadas, corajosas e, também, talentosas. Minhas felicitações à Fernanda Torres, reconhecida como a Melhor Atriz em Filme de Drama, no Globo de Ouro, por sua atuação em Ainda Estou Aqui, de Walter Salles", escreveu no X.
O ministro da Educação e ex-governador Camilo Santana, por sua vez, também publicou mensagem saudando a vencedora.
"Que orgulho assistir a primeira atriz brasileira, nossa querida Fernanda Torres, vencer o Globo de Ouro", escreveu. "Sua conquista, tão merecida, engrandece o cinema brasileiro e a nossa história", acrescentou.
Premiação
Torres, de 59 anos, derrotou grandes nomes da indústria cinematográfica como Angelina Jolie, Nicole Kidman, Pamela Anderson, Tilda Swinton e Kate Winslet na cerimônia realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Em seu discurso de agradecimento, lembrou o fato de que a mãe, Fernanda Montenegro, esteve no mesmo local há 25 anos, indicada como melhor atriz pela atuação em Central do Brasil. Naquela oportunidade, a brasileira não venceu.
"Eu não preparei nada porque eu estava feliz. É um ano incrível para atrizes femininas. Tantas atrizes que admiro. E, claro, eu quero agradecer ao Walter Salles, meu parceiro, amigo. Que história, Walter! E, claro, eu quero dedicar a minha mãe. Vocês não tem ideia de que ela estava aqui 25 anos atrás e isso é a prova de que a arte pode permanecer", agradeceu Fernanda Torres.
Com a produção dirigida por Walter Salles, Fernanda Torres marcou o retorno de uma atriz brasileira na disputa do Globo de Ouro. Em 1999, Fernanda Montenegro concorreu na mesma categoria pela atuação em "Central do Brasil", mas a estatueta ficou com Cate Blanchett. O longa-metragem acabou vencendo o prêmio de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.