USP desenvolve plataforma que ajuda no mapeamento ecológico de cidades brasileirasReprodução
Publicado 20/04/2025 09:59
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram a plataforma UrbVerde, projeto que pretende auxiliar gestores públicos e educadores a monitorar o meio ambiente das cidades brasileiras. Segundo Marcel Fantin, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP em São Carlos, o projeto reúne estatísticas socioeconômicas, dados de satélite e informações oriundas do OpenStreetMaps e IBGE. O serviço é gratuito e mapeia dados da cobertura vegetal, parques, praças, ilhas de calor e, deste modo, ajuda na formulação de indicadores sociais e ambientais.
Publicidade
O objetivo do projeto é apoiar gestores públicos, pesquisadores e sociedade civil na formulação de políticas que promovam a sustentabilidade urbana. Segundo Fantin, a plataforma ajuda na democratização dos acessos ecológicos mesmo para quem não entende do assunto.
A UrbVerde é gratuita e oferece código aberto. “A plataforma é customizável, com um olhar inovador para integrar diferentes fontes de dados, tanto oficiais quanto colaborativas. Ela foi pensada para compreender as dinâmicas do ambiente urbano e as desigualdades socioespaciais, promovendo o acesso equitativo à infraestrutura verde”, ressalta Fantin.
O plano é que a UrbVerde possa se consolidar como plataforma principal de monitoramento verde e socioambiental urbano no Brasil e se atualizando com dados de clima e eventos extremos, como inundações, estabelecendo novas metodologias para ajudar na solução de problemas de mudanças climáticas, fortalecer a parceira dos órgãos públicos com universidades e ajudar na educação ambiental das escolas.
O projeto da USP pode ser encontrado no site
Leia mais